A Vero Internet, empresa de telecomunicações com cobertura de banda larga no interior de Minas Gerais e Sul do país, irá aumentar sua conectividade por meio de um backbone dedicado. A partir de outubro, a companhia contará com uma rede própria de fibra óptica de longa distância regional e nacional com 1417 km. O objetivo é conectar diretamente todas as 53 cidades atendidas em Minas Gerais aos principais geradores de conteúdo, data centers e fornecedores em São Paulo e Rio de Janeiro.

Com investimento de R$ 15 milhões e capacidade de 4 Tbit/s de transmissão, o backbone será protegido por rotas distintas e caminhos subterrâneos.

“Com o novo sistema, teremos uma evolução tecnológica, melhorando a qualidade de rede e da experiência dos nossos clientes, com capacidade de crescimento e ganho de escala e velocidade, além de redução dos custos operacionais, pois não haverá dependência de terceiros para o fornecimento de rede”, afirma Fabiano Ferreira, diretor-presidente da Vero.

A rede regional irá conectar as cidades mineiras a São Paulo e ao Rio de Janeiro.

“O novo backbone servirá também para a nossa operação nacional que pretendemos atender, por meio do crescimento orgânico, com a cobertura em mais cidades em todo o Brasil, e também por fusões ou aquisições, pois nossa intenção é chegar a 200 cidades até 2023”, complementa o executivo.

A capacidade inicial de cada cluster será 566% superior à atual. Cada cluster receberá 200 Gbit/s de capacidade, sendo 100 Gbit/s por direção, com a possibilidade de ampliar N x 100 Gbit/s. Para promover maior segurança à estrutura, serão criados 12 novos POPs 100% dedicados. Também serão instalados 41 novos elementos em várias camadas de rede: DWDM, roteadores e switches.



Mais Notícias RTI



Silica Networks anuncia projeto de cabo submarino de 1026 km até a Antártica

Filiais do Brasil, Argentina e Chile participam do estudo do projeto que liga o extremo sul do continente ao Polo Sul.

19/04/2021


Sanepar estuda compartilhamento de rede de esgoto com fibra óptica

Ideia é aproveitar a capilaridade dos 38.464 km de tubulação no Paraná.

19/04/2021


Comba Telecom desenvolve solução Open-RAN multibanda e multi-RAT

Plataforma destina-se a frequências de 1800 e 2100 MHz.

19/04/2021