O BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social aprovou um financiamento no valor de R$ 65 milhões para a Highline do Brasil II Infraestrutura de Telecomunicações expandir a cobertura do SMP - Serviço Móvel Pessoal com a instalação de 181 torres de 4G e 5G em territórios rurais e urbanos, incluindo favelas, em 23 estados, das cinco regiões do Brasil.

Com recursos do Programa BNDES FUST, na modalidade reembolsável, a iniciativa vai ampliar e melhorar a qualidade das redes e dos serviços de telecomunicações, além de desenvolver novas tecnologias de conectividade com o objetivo de reduzir desigualdades regionais e promover desenvolvimento econômico e social.

A maior parte dos recursos será destinada à implementação de 145 torres de telecomunicações para atender 124 favelas espalhadas pelo país e em oito localidades rurais da Bahia, Maranhão e Piauí, selecionadas pelo MAPA - Ministério da Agricultura e Pecuária e MDS - Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. As demais torres atenderão outros 28 territórios rurais ou urbanos. Os equipamentos de rede que serão instalados nas torres de telecomunicações poderão ser utilizados por múltiplas operadoras.

De acordo com Daniel Lafer, CFO da Highline, a maior parte dos recursos será destinada à implementação de mais de 180 torres de telecomunicações para atender a áreas carente de cobertura espalhadas pelo país e localidades rurais da Bahia, Maranhão e Piauí, selecionadas pelo MAPA e pelo MDS. “A instalação dessas torres em áreas sem cobertura de tecnologia móvel permitirá às operadoras brasileiras ampliarem sua cobertura, contribuindo para a inclusão digital em nosso país”, conclui.



Mais Notícias RTI



China fecha acordo para instalação de fábrica de equipamentos de fibra óptica no Piauí

Memorando de entendimentos foi assinado entre a Investe Piauí, C-Data e Ora Telecom.

15/09/2025


G3 Telecom investe em modernização de rede e data center

Provedor do Piauí usa soluções da Fibracem para dobrar quantidade de clientes até 2026.

15/09/2025


Solução para Garantir Disponibilidade de Redes

A proposta da Techenabler para empresas, operadoras e ISPs na América Latina

16/09/2025