A operadora virtual Allcom Telecom e a Orbcomm, que fornece serviços e dispositivos para redes de IoT industrial, uniram forças para atender o setor M2M/IoT no Brasil, oferecendo soluções projetadas para superar as limitações da conectividade celular tradicional. A parceria, anunciada durante o Futurecom 2024, traz uma nova perspectiva para empresas que operam em áreas remotas ou de difícil acesso, como agronegócio, logística e transporte marítimo, permitindo o uso de IoT via satélite para otimizar operações e aumentar a eficiência.

Com foco no mercado de M2M - Máquina a Máquina e IoT - Internet das Coisas, setores nos quais conta com uma base de 4 milhões de dispositivos conectados na América Latina, a Allcom fortalece sua posição por meio da parceria com os serviços de IoT via satélite da Orbcomm. A plataforma Allmanager IoT permitirá que clientes monitorem ativos em qualquer lugar do país, com funcionalidades que vão desde o simples rastreamento até soluções mais complexas, como o monitoramento de dados de motores, velocidade e temperatura, por meio de uma interface única e amigável, de acordo com os executivos.

Marcio Fabozi, CEO da Allcom Telecom, destaca o impacto dessa inovação: “Estamos criando uma oportunidade inédita para os clientes. Com a integração das soluções IoT via satélite, conseguimos levar conectividade para onde antes era impossível, ampliando as possibilidades de negócios e os ajudando a crescerem, mesmo nas regiões mais isoladas do Brasil”.

Segundo Ivo de Castro, Desenvolvedor de Negócios na Latam para a Orbcomm, o principal objetivo da parceria é “combinar a expertise da Allcom em atender clientes com soluções de rastreamento, monitoramento e medição com os serviços de IoT via satélite e dispositivos da Orbcomm”. A parceria foi desenvolvida para permitir que empresas em áreas sem cobertura celular possam acessar soluções inovadoras de IoT, permitindo melhorias operacionais significativas, com redução de custos e aumento de receitas.

A conectividade em regiões rurais e remotas, onde a cobertura celular ainda é limitada, será transformada positivamente. Isso é particularmente relevante para o agronegócio, um dos principais motores da economia brasileira, que poderá usar a tecnologia IoT para monitorar máquinas, condições climáticas e safras, tudo em tempo real.

“A parceria entre Allcom Telecom e Orbcomm traz um novo nível de conectividade para o campo, permitindo que fazendas e plantações se integrem ao conceito de Agricultura 4.0, otimizando suas operações e aumentando sua produtividade”, assegura Fabozi.



Mais Notícias RTI



CyberScan: monitoramento contínuo de dados e vulnerabilidades em poucos segundos

Ferramenta realiza pesquisa avançada na Internet e dark web para detectar dados roubados e comprometidos.

22/04/2025


NetMeeting 2025: evento de networking exclusivo para provedores

Evento acontecerá no dia 6 de maio no Meliá Ibirapuera Hotel, em São Paulo.

21/04/2025


Novo agente de extinção de incêndio é 30 vezes mais eficaz que a água

Formulado à base de água e materiais orgânicos de nível alimentar, o Ecofire é compatível com sistemas de sprinklers e detectores existentes.

22/04/2025