O Lactec inaugurou, no dia 18 de setembro, o Laboratório de Interoperabilidade e Conectividade - Multiprotocolos, um centro de excelência dedicado à realização de testes em medidores inteligentes de energia. O laboratório desempenha um papel fundamental para garantir uma comunicação padronizada entre medidores inteligentes de diversos fabricantes.

O novo complexo, localizado em Curitiba, PR, é um ambiente de testes especializado que opera sob as especificações Wi-SUN/FAN - tecnologia de comunicação que conecta dispositivos em redes de campo otimizadas para baixo consumo de energia, alta eficiência e confiabilidade, e PLC/Prime, projetado para transmissão dos dados dos medidores inteligentes através da rede elétrica.

No local, serão realizados ensaios de performance, interoperabilidade e conformidade com as normas NBR 14522 – Intercâmbio de Informações para Sistemas de Medição de Energia Elétrica, o grupo NBR IEC 62056 – Intercâmbio de Dados de Medição de Eletricidade e NBR 16968 – Perfil DLMS/COSEN para Medidores Inteligentes de Energia Elétrica. Esta última foi elaborada em decorrência do projeto de PDI da Neoenergia. “Os medidores inteligentes são submetidos a testes em um ambiente seguro, controlado e livre de interferências externas. Os sinais gerados durante essas análises são monitorados e avaliados utilizando equipamentos e softwares de alta precisão”, explica Leonardo Tavares, um dos responsáveis pelo laboratório e engenheiro eletrônico do Lactec.

O laboratório é fruto de uma colaboração estratégica com a Neoenergia e financiado pelo projeto de PDI ANEEL PD-00047-0086/2019, que visa impulsionar a inovação tecnológica no setor elétrico brasileiro, com foco na expansão das redes elétricas inteligentes.

“A infraestrutura de ponta e a experiência do Lactec tornam o Laboratório de Interoperabilidade e Conectividade um pilar essencial no avanço da aplicação do conceito Smart Grid, reduzindo custos e aumentando a eficiência operacional de empresas do setor de energia, em linha com o movimento de modernização do setor elétrico”, ressalta Maximiliano Andres Orfali, presidente do Lactec.



Mais Notícias RTI



China fecha acordo para instalação de fábrica de equipamentos de fibra óptica no Piauí

Memorando de entendimentos foi assinado entre a Investe Piauí, C-Data e Ora Telecom.

15/09/2025


G3 Telecom investe em modernização de rede e data center

Provedor do Piauí usa soluções da Fibracem para dobrar quantidade de clientes até 2026.

15/09/2025


Solução para Garantir Disponibilidade de Redes

A proposta da Techenabler para empresas, operadoras e ISPs na América Latina

16/09/2025