O elevado consumo de energia elétrica desafia o futuro dos data centers. Por isso, iniciativas capazes de promover a eficiência energética nessas instalações devem atrair cada vez mais a atenção dos profissionais e investidores do setor. É o caso da geração fotovoltaica, alternativa que vem crescendo também nos projetos de missão crítica. Uma das principais implantações no Brasil será detalhada no 12º Webinar RTI - Estudo de caso: usina fotovoltaica e distribuição elétrica em data center Tier IV, hoje, dia 15 de setembro, às 17h30.

Com transmissão ao vivo pelo canal da Aranda Eventos no YouTube, a palestra será conduzida por Sinara Augusta Borges Campos, engenheira responsável pelos processos de inovação tecnológica e sistemas de energia renovável da Almeida França Engenharia. A mediação do debate ficará a cargo de Paulo Marin, engenheiro eletricista, doutor em interferência eletromagnética e mestre em propagação de sinais e coordenador da comissão de estudo da ABNT/COBEI responsável pelas normas brasileiras de cabeamento estruturado.

Os participantes terão a oportunidade de conhecer em detalhes a abordagem de projeto e a implementação da distribuição elétrica do data center diante de dois desafios: a integração com a usina fotovoltaica e a busca do Tier IV do Uptime Institute, classificação que indica que a instalação é à prova de qualquer falha da infraestrutura. “Todo data center é um ambiente de missão crítica, mas quando sua classificação almejada é Tier IV, especial atenção ao projeto e à implementação do sistema elétrico deve ser tomada”, diz o engenheiro Paulo Marin.

As inscrições no webinar são gratuitas e devem ser realizadas pelo preenchimento do cadastro disponível no endereço: http://oferta.arandanet.com.br/12o-webinar-rti. O link da transmissão é encaminhado após a confirmação.



Mais Notícias RTI



Way e TIM finalizam ativação 4G/LTE em 619 km de rodovias no Mato Grosso do Sul

Projeto envolveu a instalação de 54 torres e equipamentos em 700 MHz.

26/03/2024


Microsoft reúne mais de 3 mil clientes e desenvolvedores em São Paulo para discutir oportunidades da inteligência artificial

O Brasil é o único da América Latina a sediar o Microsoft AI Tour, realizado em vários países.

26/03/2024


Saint-Gobain renova a gestão de data center da América do Sul com Kyndryl

Objetivo é reduzir o consumo de recursos e modernizar operações de TI.

25/03/2024