Os laboratórios dos cursos de Telecomunicações do IFF – Instituto Federal Flumimense vão passar a oferecer a seus estudantes amostras de diversos tipos de cabos ópticos e outros equipamentos relacionados à fibra óptica, doados pela empresa chinesa Shenzhen Bestwe Elec Tech Ltd., representada no Brasil pela Fibra Líder. O material e a perspectiva de contar com empresas em projetos do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações resultam da interação de professores do curso com representantes da indústria do segmento.

De acordo com a professora e pesquisadora do IFF – Instituto Federal Flumimense Campus Campos Centro, Suélly Lima dos Santos, serão montados showrooms para tornar acessíveis as novas tecnologias em laboratórios como o de fibra óptica. Coordenadora do curso, ela participou com os professores Cintia Rangel, Marcos Aurélio Pessanha e Luilcio Barcelos da 11ª edição da Netcom 2024, realizada de 5 a 7 de agosto, em São Paulo.

Suélly destaca a importância da interação mantida com os participantes do evento, as palestras e a possibilidade de agregar ao curso conhecimentos atualizados. “Participar do congresso é fundamental para nós, educadores. Essa experiência não apenas enriquece nossa formação profissional, mas também proporciona aos alunos uma educação mais atualizada e alinhada às demandas do mercado. A troca de conhecimentos e experiências fortalece nosso curso e eleva a reputação da nossa instituição, garantindo que estejamos sempre na vanguarda da tecnologia e inovação”, detalha a professora.

A participação dos docentes resulta de investimento da gestão do IFF Campus Campos Centro, cuja importância é também observada pela coordenadora. “O investimento do IFF em proporcionar essas oportunidades reflete seu compromisso com a excelência educacional. Ao participarmos de congressos, ampliamos nosso conhecimento e temos a chance de estabelecer parcerias valiosas com empresas do setor. Essas conexões podem resultar em doações, essenciais para a demonstração prática aos nossos alunos, tornando a teoria mais palpável e conectada à realidade do mercado”, conclui Suélly.

Foto Divulgação: Professores Suélly Santos e Luilcio Barcelos, ao lado do representante de empresa chinesa Shenzhen Bestwe no Netcom



Mais Notícias RTI



Scala Data Centers obtém aprovação do plano diretor do Campus Tamboré

Parceria com a Prefeitura de Barueri marca nova fase de expansão com foco em infraestrutura urbana, sustentabilidade e inclusão digital.

04/11/2025


Nutanix lança no Brasil soluções para “fábricas de IA” com foco em soberania de dados

Novos recursos integram governança, liberdade de escolha e parceria com a NVIDIA para acelerar a adoção de IA corporativa.

04/11/2025


Anatel lança white paper sobre o papel estratégico dos data centers no ecossistema digital brasileiro

Documento sistematiza estudos e debates conduzidos pelo conselheiro Alexandre Freire.

04/11/2025