A Fundação Vanzolini, em parceria com a IEEE Standards Association (Institute of Electrical and Electronic Engineers), realiza na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), de 19 a 22 de agosto de 2024, um treinamento sobre o uso Ético dos Sistemas Inteligentes Autônomos (AIS).

No total serão 24 horas de estudos distribuídos nos três dias de programa, mais 4 horas de avaliação no quarto dia. Um dos objetivos é formar profissionais aptos a realizarem orientação, avaliação e verificação independente de empresas e organizações para a obtenção da certificação IEEE CertifAIEd.

A certificação foi criada para avaliar a ética de AIS e ajudar a proteger e diferenciar empresas e órgãos públicos que utilizam a IA – Inteligência Artificial de forma responsável.

Entre os critérios avaliados estão as especificações ontológicas que abrangem privacidade ética, viés algorítmico, transparência e responsabilidade.

Ao se tornar um avaliador da certificação IEEE CertifAIEd o profissional estará apto a ajudar as organizações a demonstrarem que estão abordando aspectos de transparência, responsabilidade, viés algorítmico e privacidade no uso da IA. É uma forma de demonstrar o esforço das organizações em entregar uma solução com experiências em AIS mais confiáveis para os usuários.

Mais informações podem ser obtidas no site: https://vanzolini.org.br/blog/etica-na-inteligencia-artificial/.



Mais Notícias RTI



CyberScan: monitoramento contínuo de dados e vulnerabilidades em poucos segundos

Ferramenta realiza pesquisa avançada na Internet e dark web para detectar dados roubados e comprometidos.

22/04/2025


NetMeeting 2025: evento de networking exclusivo para provedores

Evento acontecerá no dia 6 de maio no Meliá Ibirapuera Hotel, em São Paulo.

21/04/2025


Novo agente de extinção de incêndio é 30 vezes mais eficaz que a água

Formulado à base de água e materiais orgânicos de nível alimentar, o Ecofire é compatível com sistemas de sprinklers e detectores existentes.

22/04/2025