A Venko Networks, fornecedora de tecnologia XGS-PON, anunciou uma iniciativa para apoiar provedores de Internet no Rio Grande do Sul. A empresa está oferecendo gratuitamente kits de avaliação da tecnologia XGS-PON, aproveitando um estoque de ONUs que ficaram submersas durante as recentes enchentes, mas que continuam operacionais e foram amplamente higienizadas com avaliação microscópica.

Com unidades nos Estados Unidos e operação brasileira sediada em Curitiba, PR, e Porto Alegre, RS, a Venko também foi atingida pela enchente de maio de 2024 que assolou a capital gaúcha. O Instituto Caldeira, hub de tecnologia e inovação onde a empresa tem escritório e parte do estoque, foi um dos pontos mais afetados da cidade.

Buscando transformar o desafio em oportunidade, a Venko decidiu disponibilizar gratuitamente um estoque significativo de ONUs XGS-PON que estavam na sede porto-alegrense como forma de disseminar a tecnologia e ajudar os provedores locais que ainda não tiveram acesso a ela.

A maioria dos modelos disponíveis são Bridges, Desktop ou SFP+, incluindo os modelos D21 e XG-99S, bem como algumas unidades das HGUs AX5400 e do modelo corporativo WAG_052C. Como mencionado, apesar de terem perdido o valor comercial, a maioria desses equipamentos ainda é operacional. Além disso, a empresa garante que todos os dispositivos serão testados antes do envio para assegurar que estão funcionando perfeitamente.

O principal objetivo da ação é disseminar a tecnologia XGS-PON, permitindo que provedores exclusivamente do Rio Grande do Sul experimentem e a adotem sem custo inicial. A empresa também se compromete a fornecer total assistência técnica para a instalação e operação dos equipamentos.

“Nosso objetivo é capilarizar a adoção do XGS-PON, ao invés de simplesmente descartar os equipamentos. Trata-se da mais avançada tecnologia de acesso PON, que permite a entrega de planos de internet com velocidades simétricas de até 10 Gbit/s. Não enviaremos lixo eletrônico a ninguém. Nosso time de especialistas já higienizou as unidades, com análise microscópica, e somente equipamentos testados serão disponibilizados. Além disso, estamos oferecendo nossa equipe de suporte para uma assistência completa aos provedores que solicitarem os dispositivos", explica Ricardo Pianta, CEO da Venko Networks.

Somente provedores regionais gaúchos podem solicitar os dispositivos. Para saber mais informações, os provedores regionais devem entrar em contato pelo WhatsApp (11) 5199-8990 ou pelo e-mail venko@venkonetworks.com informando o nome do provedor, a cidade, o e-mail de contato, o site e a quantidade de clientes. Já os modelos disponíveis podem ser consultados no site da Vero: https://www.venkonetworks.com/.



Mais Notícias RTI




AWS investirá R$ 10 bilhões para expandir data centers no Brasil

Aportes ocorrerão no Estado de São Paulo até 2034.

16/09/2024


BNDES lança linha de R$ 2 bilhões para data centers no Brasil

Recursos do FUST e do BNDES integram a Missão 4 da Nova Indústria Brasil.

16/09/2024