O data center da HostDime Brasil, em João Pessoa, PB, conquistou a certificação Tier III – Design pelo Uptime Institute e está processo de obtenção também para Facility e Operations. Com 1500 m2 totais de área, sendo 500 m2 de piso elevado, a instalação comporta 240 racks (1,5 MVA de carga). “O certificado atesta a confiabilidade e atendimento aos requisitos de segurança e disponibilidade de toda a infraestrutura”, diz Filipe Mendes, CEO da HostDime.

Segundo ele, a conquista mostra que a Paraíba avança no eixo como primeiro estado entre Sergipe e Rio Grande do Norte a cumprir esses padrões internacionais. A HostDime Brasil escolheu a cidade, conhecida como “ponto mais oriental das Américas”, para firmar seu data center por estar posicionada estrategicamente ao meio do Nordeste, entregando geograficamente a menor latência para a região.

Desde a conclusão da construção, em 2017, o data center já operava com uma estrutura padrão Tier III, comprovada por auditorias independentes. “A certificação do Uptime Institute consolida a busca contínua por excelência nas operações da empresa”, diz Mendes. Empresas com um protocolo exigente de contratação de infraestruturas terceirizadas agora possuirão essa facilidade de comprovar facilmente, baseados em todos os quesitos da certificação, que o investimento na HostDime Brasil é seguro e de elevado padrão.

“A certificação obtida pela HostDime Brasil confirma seu fiel cumprimento às nossas normas reconhecidas internacionalmente”, destacou Mozart Mello, CEO do Uptime Institute Brasil. Todo o processo foi acompanhado do início ao fim por uma equipe de engenheiros nacionais e internacionais para atestar cada detalhe do projeto", completou.

A certificação está vinculada ao design do sistema em relação ao tempo de atividade. Para conquistá-la, o projeto da HostDime Brasil cumpriu requisitos operacionais de padrão internacional antes de ser vistoriado e aprovado, e garantiu a máxima disponibilidade dos serviços, assegurando principalmente:

Máximo de 1,6 horas de inatividade por ano

240 horas ininterruptas de atividade em caso de queda de energia

Redundância em todos os pilares de segurança

O data center também conta com certificações da ISO 27001 que atesta o elevado padrão para gestão de Segurança da Informação em ambientes de TI e ISO 20000 que valida o gerenciamento da qualidade de serviços de TI.

A HostDime é uma empresa norte-americana, fundada em 2001 e com operações no Brasil desde 2006. Especializada em armazenamento de dados, colocation e servidores dedicados, foca no atendimento de médias e grandes empresas.



Mais Notícias RTI



Com R$ 250 mil investidos, UFCA lançou PTT-Cariri

Projeto busca melhorar conexão de Internet do Cariri cearense e da própria instituição.

15/04/2024


TRE-PI moderniza infraestrutura de TI com data center contêiner

Órgão público investe também na arquitetura de dados hiperconvergente.

15/04/2024


Começa processo de ativação da infovia que conecta Belém a Macapá com fibra óptica

Plataforma levou 19 dias para instalar o cabeamento pelo leito de rios amazônicos, menos do que o previsto.

15/04/2024