A Think Technology, indústria brasileira especializada em soluções para redes de fibras ópticas, infraestrutura e equipamentos de telecomunicações, com sede em Santa Rita do Sapucaí, MG, está lançando uma plataforma de IoT – Internet das Coisas em white label para que os provedores de Internet possam oferecer mais um serviço a seus assinantes, o de automação residencial.

A plataforma foi 100% desenvolvida pela empresa e apresentada pela primeira vez no Encontro Nacional Abrint 2024. “Customizamos o aplicativo para que o provedor possa colocar sua marca e agregar valor aos serviços prestados”, diz Magno Nogueira, diretor da Think Technology. A plataforma roda de forma local na central do provedor e não na nuvem, garantindo maior segurança e agilidade no tempo de resposta.

A Think também produz os dispositivos de IoT, como tomadas e interruptores, filtros de linha, controles de portão e controladores IR, que se integram à sua plataforma. “A partir desses itens é possível desenvolver várias aplicações. Por exemplo, uma tomada IoT pode transformar uma cafeteira comum em um dispositivo inteligente, programando horários de preparo da bebida. O controle de portão, por sua vez, pode acionar outras ações, como ligar a TV e o ar-condicionado quando o morador chega em casa”, afirma Kennety Ribeiro, engenheiro da Think. Tudo é comandado pelo celular ou por voz, uma vez que há integração com a assistente virtual Alexa.

Graças ao desenvolvimento próprio da Think, os dispositivos existentes na residência podem ser comuns, ou seja, não precisam ser trocados para receber a tecnologia - basta instalar a placa de IoT. “Em um interruptor de luz, a tecla de liga e desliga funciona normalmente, mas a iluminação também passa a ser controlada via aplicativo”, diz.

O mesmo ocorre com o comando por infravermelho (IR). Todos os equipamentos eletrônicos no ambiente, como a TV, receptor e o ar-condicionado, podem ser acionados pelo controlador IR da Think. “A maioria das residências tem um rack na sala com televisão e equipamentos eletrônicos ligados por um filtro de linha. Com um único comando no nosso controlador, o usuário liga ou desliga tudo de uma vez”, afirma o engenheiro.

Um outro exemplo de aplicação é a simulação de pessoas em casa, o que inibe as tentativas de furtos na ausência dos moradores. Com a rotina programada, a TV pode ser ligada ou desligada, bem como as luzes da residência acionadas remotamente. Em breve a Think vai lançar câmeras e central de alarme conectadas à IoT, compondo um portfólio completo de segurança.

Segundo o diretor, o grande diferencial da Think Technology é o domínio de software e hardware, com desenvolvimento e produção 100% próprios. “Desenvolvemos desde as placas de circuito impresso, os firmwares, os aplicativos, a produção metalmecânica e a injeção dos gabinetes. Tudo é feito dentro de casa. Por isso podemos criar produtos novos de forma muito rápida e customizada para os nossos clientes que, na verdade, são nossos parceiros”, diz.

É o caso do novo dispositivo IoT que permite o bloqueio remoto do sinal de CATV do assinante por meio de Wi-Fi utilizando qualquer ONU do mercado. O lançamento também foi apresentado pela primeira vez na Abrint. “O desenvolvimento é inédito. Todas as pessoas com quem conversamos na feira, do Brasil e da América Latina, disseram que nunca tinham visto um sistema como esse e ficaram impressionadas com a inovação”, finaliza o engenheiro. 

Na foto, Magno Nogueira (à esquerda) e Kennety Ribeiro, com o novo dispositivo IoT que permite o bloqueio remoto do sinal de CATV do assinante



Mais Notícias RTI



China fecha acordo para instalação de fábrica de equipamentos de fibra óptica no Piauí

Memorando de entendimentos foi assinado entre a Investe Piauí, C-Data e Ora Telecom.

15/09/2025


G3 Telecom investe em modernização de rede e data center

Provedor do Piauí usa soluções da Fibracem para dobrar quantidade de clientes até 2026.

15/09/2025


Solução para Garantir Disponibilidade de Redes

A proposta da Techenabler para empresas, operadoras e ISPs na América Latina

16/09/2025