A instalação da Infovia Digital que irá cobrir todo o Estado já compreende 20 municípios de Mato Grosso do Sul com os cabos de fibra óptica passando por rodovias, ruas e pontos de conectividade das unidades administrativas estatais. As equipes responsáveis pelo mapeamento, pesquisa de campo e instalação de cabeamento avançam pelo interior e seguem o cronograma da PPP - Parceria Público-Privada entre a empresa Sonda e o Governo do Estado. A conclusão da implantação da Infovia Digital está prevista para julho de 2024.
O contrato abrange a instalação de 7 mil quilômetros de rede de fibra óptica em todo o Mato Grosso do Sul, possibilitando a oferta de serviços de transmissão de voz, imagem e dados por meio de uma infraestrutura própria de fibra óptica de alta capacidade e velocidade. O objetivo é finalizar a implantação nos prédios públicos estaduais interligando os 1634 pontos em rede interna e segura.
Em Campo Grande serão 280 pontos estatais interligados, 236 já estão ativos dentro da rede de conectividade. Além das oito câmeras de monitoramento remoto (OCR), que estão em funcionamento auxiliando os serviços de segurança pública e socorro, serão conectadas cinco praças públicas que estão com infraestrutura implantada e aguardam apenas a ativação.
A parceria público-privada Infovia Digital conta com a contrapartida social que será oferecida por meio do acesso à conexão Wi-Fi disponível aos cidadãos em 129 praças públicas.
Foto: Edemir Rodrigues
Mais Notícias RTI
Entre os destaques está a Tellescom, que prevê R$ 1 bilhão em quatro novas plantas de encapsulamento de chips em Cachoeirinha até 2029.
27/10/2025
Empresa amplia capacidade industrial e prevê crescimento anual de 25% na produção de soluções IoT.
27/10/2025
Provedor paranaense investe em equipamentos DWDM e amplia rotas até o Mato Grosso do Sul e fronteiras com Paraguai e Argentina.
27/10/2025