O trabalho em ambiente prisional não apenas contribui para a ressocialização do detento, mas também oferece a ele a chance de aprender um ofício e se reinserir no mercado de trabalho após cumprir a sua pena. Com essa preocupação, a Shoreline Telecom, empresa brasileira de equipamentos passivos e ativos para redes ópticas, de Carandaí, a 130 km de Belo Horizonte, MG, lançou uma linha de CEOs - caixas de emenda óptica 100% montadas por detentos do Complexo Penitenciário Nelson Hungria, em Contagem, MG, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública de Minas Gerais. Os produtos foram demonstrados na Expo ISP, em Olinda, PE, de 8 a 10 de maio.

“Temos um compromisso social de ajudar na reintegração dos detentos, de forma que eles possam sair capacitados diretamente para o mercado de trabalho. Além disso, eles têm benefícios como a redução da pena e salário, podendo ajudar financeiramente suas famílias”, diz Bruno Lima, coordenador de Marketing da Shoreline.

Lançada em novembro de 2023, a nova CEO foi totalmente desenvolvida pela Shoreline. A injeção de plástico é realizada por uma empresa terceirizada em Belo Horizonte e a montagem fica a cargo de 10 detentos, sob o controle de qualidade da fabricante.

“Vendemos mais de 10 mil caixas por mês. Crescemos muito no último ano”, diz o gerente. Uma outra novidade da empresa é a inauguração de um CD – centro de distribuição em Caruaru, PE, em janeiro, junto à sede de seu distribuidor MX Telecom, que deverá abastecer todo o Nordeste com maior agilidade e menores custos. Com o investimento, a empresa prevê um crescimento de 25% nos próximos meses na região.

Fundada há 12 anos por Leonardo Oliveira e Tadyson Souza, a Shoreline iniciou as atividades com importação de cabos e hoje conta com um portfólio de cerca de 100 produtos, incluindo ONTs, caixas de emenda, conectores, adaptadores, splitters e cabos ASU e drop.  Posteriormente, passou a desenvolver as peças com foco na realidade das redes brasileiras, mas com produção terceirizada na China, sob suas especificações. O passo seguinte foi a fabricação nacional de ONTs e, mais recentemente, das CEOs.



Mais Notícias RTI



China fecha acordo para instalação de fábrica de equipamentos de fibra óptica no Piauí

Memorando de entendimentos foi assinado entre a Investe Piauí, C-Data e Ora Telecom.

15/09/2025


G3 Telecom investe em modernização de rede e data center

Provedor do Piauí usa soluções da Fibracem para dobrar quantidade de clientes até 2026.

15/09/2025


Solução para Garantir Disponibilidade de Redes

A proposta da Techenabler para empresas, operadoras e ISPs na América Latina

16/09/2025