Provedora global de serviços de Internet, a Cogent Communications, uma das maiores operadoras Tier 1 de rede óptica IP do mundo, com sede nos EUA, atuação em 47 países e mais de 92 mil km de fibra interurbana, quer se fortalecer no mercado brasileiro. Para isso, implementou pontos de presença nos data centers da Maxihost (MH1), em São Paulo, e na Odata DC (SP01), em Santana do Parnaíba, SP.

Localizado no bairro da Vila Mariana, o data center da Maxihost hospeda o core de infraestrutura da plataforma de bare metal cloud (servidor dedicado com recursos de nuvem e automação que permite a clientes autonomia para comissionar servidores em apenas 10 minutos). Com capacidade para 120 racks (com possibilidade de expansão), o MH1 também oferece serviços de colocation, permitindo o acesso a uma rede de baixa latência e resiliente, atendendo às demandas dos clientes de online gaming, streaming, corporate, entre outras indústrias.

“Nós estamos muito empolgados em receber um provedor de alto nível em nossas instalações”, diz Guilherme Soubihe Alberto, CEO da Maxihost. “Agora, os clientes de colocation têm acesso à conectividade internacional por um ótimo preço por Mbit/s. A adição da Cogent ao blend de operadoras é um benefício também para os clientes de bare metal, pois estes têm acesso a uma rede estável e confiável, conectada através de fibras apagadas redundantes, e que adicionam 50 Gbit/s de capacidade", diz.

Segundo ele, com o acréscimo da Cogent no ecossistema da Maxihost, aumentam-se significativamente as opções de conectividades de provedores. Os clientes serão beneficiados pelo acesso direto à rede abrangente da Cogent, que se estende por mais de 207 pontos de presença em todo o mundo. A rede estável oferece uma conexão IP direta com mais de 7130 AS - sistemas autônomos e mais de 242 Tbit/s de capacidade de internetworking.

Para a Odata, a parceria possibilitará aos consumidores ofertas de grandes capacidades a preços competitivos, além de aumentar o potencial para atrair clientes cross-border e um PoP dedicado, extremamente importante e, muitas vezes, referência para medir tamanho ou taxa de crescimento.

“Ficamos felizes com a escolha da Odata para essa parceria. Afinal, existe uma grande sinergia entre os serviços ofertados pela Cogent com o nosso modelo de negócio. Estamos observando uma crescente demanda por serviços de cloud privada, híbrida e acesso a clouds públicas por conta do aumento de utilização dos serviços citados e, consequentemente, do volume de tráfego de dados, comenta Ricardo Alário", CEO da Odata.

A Odata conta com quatro data centers, localizados em Barueri, Santana do Parnaíba, Hortolândia, no interior de São Paulo e em Bogotá, na Colômbia. Todas as instalações são gerenciadas por sistemas integrados e contam com diversas camadas de automação. Assim, proporcionam ao cliente final segurança e a visão total
de seu ambiente de TI.

Criada em 2008, a Ultranet Telecom tem presença física no Brasil e EUA e uma malha de fibra óptica com mais de 500 quilômetros na Grande São Paulo, em Fortaleza, CE, e Rio de Janeiro. Em 2015, a operadora expandiu o portfólio e montou um data center próprio, localizado na área central de São Paulo (Cambuci), com dupla entrada de energia, alta capacidade de Internet e conexão com as principais operadoras Tier 1 nacionais e internacionais. “A facilidade de entrega, rápido processo de precificação e capilaridade pesaram na escolha do data center da Ultranet como novo POP da Cogent no Brasil”, diz Lilian Chaves, CEO da Ultranet. A empresa conta com mais do que 30 POPs em São Paulo, com visada ou fibra direta para as principais localidades, além de presença em outras cidades (Miami, Fortaleza, Rio de Janeiro e Porto Alegre) e nacionalmente por meio de parcerias.



Mais Notícias RTI



Com novos projetos e alta conectividade, Ascenty mira no Nordeste

Multinacional cresce com data center em Fortaleza.

22/04/2024


EVEO expande data center com infraestrutura de nuvem

Site, que fica em Fortaleza, visa atender todo o Nordeste.

22/04/2024


Blue Marine completa instalação de tronco principal da malha óptica submarina da bacia de Santos

Previsão é de que a implementação de todo o projeto seja concluída até o segundo semestre de 2024.

22/04/2024