A Surf Telecom, operadora de telefonia móvel virtual (MVNO) que oferece serviços de voz, dados e SMS utilizando a rede da TIM, está apostando no potencial do mercado de terminação de voz. Para tanto, estruturou um departamento específico para alavancar o faturamento e base de clientes com a nova unidade de negócios. “A meta é dobrar a participação da área de atacado a partir deste ano”, diz Clovis Pandini Acipreste (foto), gerente executivo de Wholesale da Surf Telecom, recém-contratado para liderar a unidade de negócio, formar equipes e desenvolver estratégias comerciais. Atualmente, a maior parte da receita da empresa é proveniente dos contratos de MVNO, em que se destacam clientes como Uber, Correios, Pernambucanas, Carrefour e diversos times de futebol.

Segundo Acipreste, que atua no setor de telecomunicações há 28 anos, com passagem por empresas como Algar Telecom, Telxius Tower, Asap Telecom e Prosper Capital, o mercado de terminação de voz vem crescendo no mundo e no Brasil, impulsionado por fatores como a expansão da telefonia móvel, a demanda por serviços de voz sobre IP (VoIP), a redução dos custos de interconexão e a regulamentação favorável. Segundo um relatório da Global Market Insights, o mercado global de terminação de voz deve atingir US$ 30 bilhões até 2026, com uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 10%. No Brasil, o setor também apresenta um cenário promissor, com uma estimativa de CAGR de 9% entre 2020 e 2026, segundo a mesma fonte. “Por mais que novas tecnologias tenham ofertado serviços que substituam o uso do telefone para ligações com destino a um fixo ou móvel, em todas as operadoras de telecomunicações no Brasil e no mundo, a área de atacado para terminação de voz tem se mantido como estratégica para as companhias”, afirma.

O portfólio de terminação de voz da Surf Telecom inclui serviços como rotas CLI (Caller Line Identification), rota com bina inteligente e DID - Direct Inward Dialing em todos os DDDs do Brasil, que são “números virtuais” que possibilitam receber chamadas utilizando a conexão com a Internet. “Por ser um número virtual, o DID pode ser contratado com um DDD vinculado a qualquer área geográfica, sem a necessidade de que a empresa possua um endereço ou uma instalação física naquela determinada região”, explica. Por exemplo, uma empresa com atuação em São Paulo e sede em Florianópolis pode adquirir um número virtual com DDD 011 para receber chamadas de seus clientes da cidade paulista, que poderão falar com a empresa por meio de ligações locais. Um outro serviço é o de SMS, mensagens curtas de texto entre dispositivos móveis. O SMS opera nos canais de sinalização das redes móveis, utilizando a infraestrutura já existente para chamadas de voz. “Os serviços de SMS são uma ferramenta poderosa para as empresas que desejam se comunicar com seus clientes de forma rápida, eficiente e personalizada. Essas empresas podem enviar mensagens de texto para informar sobre promoções, novidades, lembretes, confirmações, pesquisas de satisfação e receber feedback dos clientes, criando um canal de relacionamento direto e interativo. Além disso, os SMS têm um alto índice de abertura e leitura, o que aumenta as chances de conversão e fidelização dos clientes”, finaliza Acipreste.



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