O MDS - Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome está em fase de modernização dos equipamentos que compõem o data center do órgão. O processo de migração das informações está previsto para ser finalizado em março. Foi instalada uma nova máquina de alto desempenho para o processamento de bancos de dados analíticos. O investimento é de R$ 31,17 milhões.

O equipamento também trará maior segurança dos dados dos beneficiários dos programas sociais do governo, além de garantir mais agilidade no cruzamento das informações. O novo dispositivo, com tecnologia avançada em análise de dados, possui suporte técnico que garante estabilidade e desempenho aprimorado para as atividades essenciais do MDS.

O subsecretário de Tecnologia da Informação, Avelyno Silva, esclarece que a substituição dos equipamentos resolve parte da grande defasagem tecnológica encontrada no MDS. “Trata-se de uma necessidade imprescindível do uso de tecnologias modernas para melhor gerenciarmos nossas atividades e, assim, contribuirmos para um atendimento de melhor qualidade para mais de 100 milhões de pessoas beneficiadas pelos programas sociais”, afirmou.

“Essa etapa de modernização tecnológica permite ampliar a nossa capacidade para estudos e projeções com dados, planejamento, validação de condicionalidades, além da geração de informações gerenciais de forma muito mais rápida e com maior precisão”, completou o subsecretário.

No novo ambiente serão conduzidos processos de carga, cruzamentos, análises e extração de dados com alta escalabilidade, provenientes de programas sociais, como Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC), dentre outros que fazem parte do Cadastro Único. Ainda serão executados procedimentos referentes a faturamento de itens tarifários com o agente operador do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único.

A infraestrutura proporcionará condições de estabilidade, disponibilidade e continuidade das informações, disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana.



Mais Notícias RTI



Tecto anuncia investimento de US$ 2 bilhões e mira mercado enterprise

Plano prevê cinco novos data centers em 2026 e expansão com foco em IA.

04/05/2026


IA e integração marcam nova geração de comunicações críticas da Motorola Solutions

Empresa avança com rádios, vídeo e IA, mantendo a decisão final com o operador.

04/05/2026


Data centers ampliam demanda e abrem frente para construção

ENIC 2026 debate oportunidades e exigências técnicas do segmento.

04/05/2026