A Everest Digital, o maior e o primeiro data center Tier III do Centro-Oeste para oferta de colocation, nuvem pública, cybersegurança e serviços gerenciados de TI, inaugurado há um ano em Goiânia, GO, já conta com clientes de diversos segmentos e regiões do Brasil, inclusive de São Paulo e Rio de Janeiro. A certificação (projeto, construção e operação) foi concedida pela alemã TUV Rheinland (TR3), que atesta que todos os padrões e práticas foram aplicados de acordo com as normas estabelecidas para esse nível de confiabilidade, como a ANSI/TIA 942, ISO 27001/27002 e requisitos especiais que atendam à legislação e características do mercado brasileiro.

A Everest Digital é uma empresa da Soluti, grupo 100% nacional especializado em autenticação e assinatura digital, há mais de 15 anos no mercado, com mais de 9 mil pontos de atendimento no Brasil e cerca de 2 milhões de clientes. Dentro do plano de expansão, em 2021, a diretoria anunciou a construção da nova sede em Goiânia com data center incluído. As obras foram realizadas simultaneamente e duraram cerca de 1,5 ano, com investimentos totais da ordem de R$ 75 milhões. “Percebemos que havia uma carência de data centers de ponta na região. Por falta de opções, muitas empresas locais precisavam hospedar seus servidores nos data centers no Sudeste”, afirma Gisele Santos (foto), head de Infraestrutura de Data Center da Everest Digital.

O data center da Everest conta nesta primeira fase com 440 m2 de piso elevado, podendo abrigar até 108 racks. A área prevista para expansão futura é de 1890 m2 (648 racks). Com capacidade inicial de 1,5 MVA, a subestação está preparada para chegar a 8,25 MVA. “Contamos com uma infraestrutura moderna, com fornecedores do quadrante Gartner, automação aliada à máxima eficiência, um portfólio completo em serviços de TI e equipe técnica altamente qualificada”, afirma Gisele. Segundo ela, a Everest é o primeiro MSP - provedor de serviços gerenciados de cloud Nutanix na América Latina e CCSP Red Hat.

Com uma área total de 4500 m² e 500 colaboradores, a sede da Soluti, incluindo o data center, tem a certificação de sustentabilidade LEED Gold. Dentre as inovações estão a energia fotovoltaica, iluminação de alta eficiência, uso racional da água e a utilização de materiais e equipamentos reciclados e reutilizados na obra.

Com a alta demanda por processamento de dados e o crescimento econômico no Centro-Oeste, puxado principalmente pelo agronegócio, o grupo estuda a construção de novos data centers edge no entorno de Goiânia. “As empresas buscam serviços e soluções inovadoras na gestão de TI. Queremos entregar aos nossos clientes a melhor experiência em sua escalada digital”, finaliza a executiva.



Mais Notícias RTI



JumpCorp e PUC-Campinas inauguram A-IoT Lab Brasil

Novo laboratório promoverá o desenvolvimento de soluções e capacitação de profissionais em IoT e AI.

26/02/2024


Surf Telecom aposta no mercado de terminação de voz

Operadora estruturou um departamento específico para atender a área de atacado.

27/02/2024


GP Cabling e Brady anunciam promoção conjunta de etiquetadoras

A promoção vai até 15 de abril de 2024.

26/02/2024