A ASAP Telecom vai inaugurar nos próximos 90 dias um data center na Avenida Verbo Divino, em São Paulo, para oferecer serviços de colocation a provedores de Internet, operadoras e clientes corporativos. Dentro do plano estratégico de crescimento, a empresa pretende ainda construir mais seis unidades de mesmo porte no prazo de cinco anos em locais próximos de seu backbone óptico de 600 km, que cobre a região metropolitana de São Paulo, em cidades como Guarulhos, Embu, Diadema e ABC. “Nosso foco é o público que precisa de um data center, mas não está interessado em migrar para as grandes empresas de colocation”, diz Clovis Acipreste, gerente de vendas da ASAP Telecom.

Segundo ele, com a construção dos sete data centers ao longo de sua rede óptica própria, o cliente não precisará se deslocar mais de 20 a 30 minutos para chegar até a máquina hospedada. Além dessa facilidade, uma outra vantagem é a conectividade já oferecida pela ASAP. “Como dispomos de nossa própria rede de fibra, o cliente terá a solução completa dos serviços de data center, links de conectividade e capacidade IP, não comprometendo a banda que possui em sua empresa”, diz.

A ASAP é totalmente nacional e gerida com recursos próprios. Passou a atuar no mercado B2B em 2015. Oferece serviços de link dedicado, trânsito IP, transporte e colocation para o mercado corporativo, operadoras e provedores de Internet – estes últimos respondem por 70% do seu faturamento. Em locais onde não tem rede própria, como no Nordeste, a empresa trabalha em parceria com as grandes operadoras, como Eletronet, Algar, Telebrás e Vivo. Está presente nos IXs de São Paulo e Fortaleza e desde o ano passado também vem fornecendo conectividade com EUA e Europa, por meio de parcerias com multinacionais de cabos submarinos como Seaborn, Telxius e Angola Cables, garantindo acesso estável e de baixa latência a conteúdos internacionais.

O novo data center da ASAP em São Paulo tem capacidade para 60 racks (300 kW). Com cerca de 180 metros quadrados, a instalação foi construída com características de redundância e eficiência energética (Tier III), em especial no sistema de refrigeração, com ar condicionado confinado e insuflamento down flow. Com dupla abordagem, o data center da ASAP pode garantir altos níveis de SLA e disponibilidade às empresas.

A ideia é que os outros sites a serem construídos tenham especificações semelhantes. O data center terá ainda uma sala de reunião diferenciada, ou seja, decorada e equipada com estúdio, câmeras e sistemas de videoconferência para que o cliente faça podcasts de lançamentos de produto, reuniões via Internet e apresentações a clientes ao vivo. A operadora pretende também atender pequenas empresas, como escritórios de contabilidade e agências de publicidade.



Mais Notícias RTI



ALLREDE incorpora mais cinco provedores no Centro-Oeste

Empresa alcança 152 mil clientes.

07/12/2021


OneX Data Centers do Brasil inaugura data center no Vale do Aço mineiro

Objetivo é prover serviços de nuvem.

07/12/2021


IProject apresenta dois novos produtos na ABRINT 2021

Com soluções inovadoras, a iProject TI chega à ABRINT com grandes novidades.

07/12/2021