A Eletronet, fornecedora de serviços de trânsito IP e circuitos de alta velocidade em longa distância por rede de fibra óptica em OPGW, inaugura em dezembro seu primeiro POP - Ponto de Presença próprio em território norte-americano em Nova York, sendo este o 167° POP de sua rede. O segundo POP, em Miami, está previsto para 2024.

Os POPs nos Estados Unidos formarão o “Anel Américas” com pontos de ligação com a estrutura já presente no Brasil. O anel compreenderá os POPs de São Paulo, Nova York, Miami e Fortaleza. O cliente será ainda mais favorecido, pois com o POP próprio nos Estados Unidos, a Eletronet passa a acessar os conteúdos disponíveis em sua totalidade, com ganhos objetivos em termos de latência, estabilidade na conexão, qualidade de sinal e menor custo.

“À medida que estabelecemos o POP em Nova York, o nosso status muda completamente quando falamos em termos de presença na Internet. A Eletronet passa a ter condições de negociar conectividade e acesso a conteúdos que hoje dependem de um intermediador. Além disso, a condição econômica do negócio será otimizada com o nosso controle do Anel Américas, viabilizando uma conexão mais eficiente e redução de custos”, aponta Célio Mello, gerente de produtos e projetos estratégicos da Eletronet.

A Eletronet já atuava nos Estados Unidos e na Europa por meio de parceiros, no formato de remote peering. A decisão por um POP próprio é o passo natural de uma jornada iniciada em 2017, quando a empresa decidiu entrar no segmento de Trânsito IP, evoluindo o negócio historicamente focado em serviços de transporte e transmissão de dados. Em 2018, foi lançado o Full IP Eletronet, como uma camada evolutiva dos serviços fornecidos pela empresa, que se beneficiou da rede nacional de POPs próprios, e que se somou a um forte movimento de estabelecer presença nos Internet Exchange Point (PIX ou IX) além de utilizar parceiros internacionais para atender à instância global dos conteúdos da Internet.

Com a rede devidamente instalada, a Eletronet opera em 27 IXs, sendo 19 nacionais e oito internacionais, e ainda 167 POPs interligados em sua rede própria de fibra óptica. “Consideramos que estamos no momento ideal para o primeiro passo rumo à expansão internacional, pela nossa expertise, volume de tráfego e de clientes”, finaliza Mello.



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