A 5G Americas, associação da indústria sem fio e voz para 5G e LTE nas Américas, e a COMTELCA – Comisión Técnica Regional de Telecomunicaciones anunciaram um acordo de cooperação entre as entidades. O objetivo da parceria é estabelecer mecanismos e procedimentos para o intercâmbio de informações e experiências entre as organizações, com foco em fortalecer a missão e os objetivos de cada parte, assim como apoiar o esforço comum de fomentar o desenvolvimento das TICs – Tecnologias da Informação e Comunicação.

“Nos agrada muito anunciar esta oportunidade de trabalhar em conjunto com uma entidade com a trajetória e reconhecimento da COMTELCA. Sabemos que sua contribuição é fundamental na construção do consenso e do diálogo na região, um aspecto chave em uma indústria de caráter global como a das TICs, da qual a integração e a harmonização são determinantes para conectar todas as pessoas. Esperamos que, a partir da exploração de sinergias entre ambas as entidades possamos gerar valor e beneficiar todo o setor”, disse José Otero, vice-presidente da 5G Americas para América Latina e Caribe.

“Queremos ser referência no uso e aproveitamento das telecomunicações TICs, além de contribuir para a harmonização do espectro radioelétrico em todos os nossos países, mediante um fomento de intercâmbio de experiências e da cooperação com o resto do ecossistema digital. É por isso que integrar um ator como a 5G Americas dentro de nossas discussões nos permitirá não apenas conhecer os últimos desenvolvimentos da tecnologia, mas também os acertos e erros em outras latitudes, além de poder tomar as decisões que sejam mais convenientes no desenvolvimento socioeconômico e produtivo de nossa região”, explicou Allan Ruiz, secretário executivo da COMTELCA.



Mais Notícias RTI



China fecha acordo para instalação de fábrica de equipamentos de fibra óptica no Piauí

Memorando de entendimentos foi assinado entre a Investe Piauí, C-Data e Ora Telecom.

15/09/2025


G3 Telecom investe em modernização de rede e data center

Provedor do Piauí usa soluções da Fibracem para dobrar quantidade de clientes até 2026.

15/09/2025


Solução para Garantir Disponibilidade de Redes

A proposta da Techenabler para empresas, operadoras e ISPs na América Latina

15/09/2025