A Tereos, empresa de produção de açúcar, etanol e bioenergia, acaba de firmar um acordo com a Embratel, a Claro e a Sol Internet of People para ampliar a cobertura 4G em suas áreas de canavial no interior de São Paulo. Por meio da solução Campo Conectado, diversas antenas serão instaladas em áreas produtivas estratégicas da empresa e seus parceiros.

Atualmente, a Tereos conta com uma área de produção de cana de cerca de 300 mil hectares, entre áreas próprias e de parceiros. O projeto, que irá beneficiar todas as áreas produtivas e unidades industriais da companhia, visa solucionar desafios de avanços tecnológicos no campo por conta da falta de conectividade em alguns pontos. A iniciativa irá ampliar a comunicação, diminuir interferências no monitoramento no campo, melhorar o uso de aplicativos online para apontamentos e em tecnologias de piloto automático. A implementação do projeto, que deve estar concluída no prazo de um ano, contará com o apoio da Sol, um ecossistema de soluções tecnológicas, inteligência de dados, Internet das coisas e conectividade rural.

“Com a solução, conseguiremos potencializar os benefícios dos investimentos que fizemos em transformação digital da agricultura, além de criar novas oportunidades de incorporar ainda mais inovação digital em nossas operações, facilitando também a comunicação no dia a dia de colaboradores e de parceiros agrícolas”, comenta Carlos Simões, Diretor Agrícola e de Planejamento da Tereos.

Para o projeto, a Embratel fornece a solução Campo Conectado, que leva conectividade da Claro às fazendas. Além disso, com a solução, a Tereos conta com um centro de gestão de rede da Embratel para o agronegócio para a gestão da qualidade do sinal disponível 24 horas por dia, sete dias por semana. “A Embratel está sempre buscando levar o agronegócio ao próximo nível de digitalização, tornando as operações mais inteligentes, eficientes e sustentáveis, acelerando o desenvolvimento do país”, afirma Adriano Rosa, Diretor-Executivo da Embratel. De acordo com o executivo, a iniciativa com a Tereos proporcionará um avanço que ampliará a produtividade da empresa. “Com o campo conectado, será possível integrar os mais diversos maquinários com tecnologias emergentes, como inteligência artificial, Internet das Coisas, análise de dados e computação em nuvem. Assim, conseguimos levar mais inovação com comunicação de ponta”, diz.



Mais Notícias RTI



ONS aceita 43 solicitações de acesso de consumidores à rede básica

A maior parte das solicitações está associada a projetos de data centers, que somam cerca de 7040 MW de demanda.

09/02/2026


Abramulti cria “Saldão da Telecom” no Abramulti Comics 2026

Iniciativa permitirá a venda de equipamentos em estoque com descontos de até 50% durante o evento.

09/02/2026


Singtel Singapore estabelece escritório de vendas no Brasil 

Objetivo é acelerar a transformação digital de empresas multinacionais.

09/02/2026