A Blue Marine Telecom concluiu o Desktop Study (DTS), estudo inicial para a implantação da malha óptica submarina da Bacia de Campos, no Rio de Janeiro. O projeto prevê à instalação de cerca de 800 km de cabos, que farão a interligação entre duas estações terrestres com 12 unidades de exploração e produção de óleo e gás offshore.

O DTS contempla a rota escolhida para a instalação do anel principal da malha, que interligará as plataformas e as bases em terra. Entre outros aspectos, o estudo detalha as características dessa rota, apontando quais serão as soluções de engenharia mais adequadas para que os cabos sejam instalados em segurança e qual a quantidade de material que deverá ser empregada.

A instalação da malha óptica submarina da Bacia de Campos tem previsão para ser concluída até meados de 2025. O projeto inclui ainda a construção de uma landing station (estação de onde partem/chegam os cabos em terra) em Anchieta, ES, além das obras de ampliação de outra estação, localizada em Barra do Furado, no município de Quissamã, RJ. A Blue Marine Telecom integra o Zmax Blueship Group.

O início das atividades em campo está previsto para o primeiro semestre de 2024.



Mais Notícias RTI



Corredor bioceânico digital Brasil-Bolívia oferece nova opção de conectividade internacional

Rede terrestre de aproximadamente 4370 quilômetros de fibra óptica tem latência menor.

30/03/2026


BNDES libera financiamento de R$ 232,5 milhões para Modular Data Centers

Recurso será destinado à criação de propriedade intelectual e à aquisição de máquinas, equipamentos, serviços e materiais.

30/03/2026


Lightera e Viavi unem expertises para ampliar a inteligência no monitoramento de redes ópticas

Integração entre o sistema de monitoramento baseado em OTDR (ONMSi) e EyON permite identificação automática de falhas e redução do tempo de reparo.

30/03/2026