Atualmente, o setor de data centers está enfrentando um duplo desafio: para atender à crescente demanda da computação de ponta (próxima aos usuários) e das instalações em hiperescala (economias de grande escala), a necessidade de construir rapidamente agora também deve ser equilibrada com a necessidade de construir com mais eficiência. Por um lado, as instalações devem lidar com as crescentes demandas de computação impulsionadas por IA – inteligência artificial, streaming e serviços em nuvem, bem como chips cada vez mais potentes. Ao mesmo tempo, 2% da eletricidade mundial está sendo usada pelos data centers, o que levou a uma pressão crescente dos governos e dos clientes para reduzir seu impacto climático.

Especialista em sistemas de tubulação termoplástica, a GF Piping Systems oferece soluções completas projetadas para combinar eficiência energética, longevidade e uma melhor emissão de carbono. O portfólio inclui tubos e conexões resistentes à corrosão, sistemas de dupla contenção e pré-isolados de fábrica para refrigeração. De acordo com a fabricante, em comparação com o metal, os sistemas de tubulação termoplástica são mais sustentáveis, pois têm um impacto climático menor durante a produção e são até 25% mais eficientes em termos de energia durante a operação. Equipamentos adicionais para automação de processos também permitem que os operadores monitorem, controlem e aprimorem suas instalações.

Mark Bulmer, diretor de desenvolvimento de mercado global de data centers da GF Piping Systems, considera o setor de data centers um mercado importante para a empresa. “Os data centers preparados para o futuro exigem soluções completas e com visão de futuro, e acreditamos que podemos agregar valor à infraestrutura de missão crítica. Além de oferecer sistemas plásticos inovadores e eficientes para resfriamento líquido direto de racks de computadores, podemos acelerar o tempo de entrada no mercado graças à nossa rede global de pré-fabricação, bem como ao suporte especializado em planejamento e engenharia. Em conjunto com os nossos clientes, estamos nos esforçando para alcançar os data centers com zero de emissões do futuro”.

Os produtos da GF Piping Systems já foram instalados em várias aplicações de data center. Recentemente, a empresa pré-fabricou sistemas de tubulação de polietileno de alta densidade (PE100) e válvulas para um novo data center de hiperescala em Dublin, Irlanda. Os sistemas de tubulação, que atingiram um comprimento de oito quilômetros por edifício, agora são usados para componentes de refrigeração de processos de missão crítica implantados na cobertura do data center. A GF Piping Systems forneceu suporte de engenharia, incluindo análises de tensão, cálculos de carga estática, bem como testes ultrassônicos não destrutivos após a instalação.

Além dos data centers de grande escala, a GF Piping Systems também apoiou projetos voltados para o mercado local. A empresa alemã Leitwerk AG oferece IaaS (infraestrutura como serviço) modular e se concentra em pequenas e médias empresas que buscam uma solução de TI regional e sustentável. Como parte dos esforços da empresa para se tornar neutra em CO2, a Leitwerk (foto) selecionou uma solução de tubulação plástica totalmente pré-isolada da GF Piping Systems, projetada para aumentar a confiabilidade e melhorar a eficiência energética em até 25% em comparação com as alternativas de metal.

Com 36 locais de produção e 18 instalações de pré-fabricação em um total de 31 países, a GF Piping Systems tem presença global, incluindo o Brasil, com escritório em São Paulo há vários anos. Em fevereiro de 2021, a GF Piping Systems adquiriu a FGS Brasil Indústria e Comércio, fabricante brasileira de tubos de polietileno de alta densidade, conexões e equipamentos complementares, de Cajamar, SP, que passou a se chamar GF FGS. Com a força combinada de ambas as empresas, a GF FGS oferece uma gama completa e integrada de produtos e serviços para vários segmentos de mercado.



Mais Notícias RTI



Brisanet iniciará vendas de FWA 5G em julho

Serviço será inicialmente oferecido onde a operadora não tem FTTH.

17/06/2024


BW Telecom lança apresenta soluções com rede neutra

Empresa une provedores que têm portas ociosas e provedores que querem expandir a rede.

17/06/2024


Anatel e Aneel confirmam presença em Workshop de Compartilhamento de Postes no Netcom

Evento compõe o Netcom, que acontecerá de 5 a 7 de agosto em São Paulo.

17/06/2024