A presidente da Feninfra - Federação Nacional de Call Center, Instalação e Manutenção de Infraestrutura de Redes de Telecomunicações e de Informática, Vivien Mello Suruagy (foto), afirmou que a Reforma Tributária (Proposta de Emenda Constitucional/PEC 45), aprovada no dia 8 de novembro pelo plenário do Senado, apresenta um avanço importante para o setor: a nova redação apresentada pelo senador Eduardo Braga atende a um pleito da entidade para que o Imposto Seletivo não incida sobre as telecomunicações.

“Isso proporcionará mais segurança jurídica para o setor, que já contribui com um valor expressivo no recolhimento de impostos e taxas, de R$ 65 milhões por ano, uma das maiores cargas tributárias do mundo. Dessa forma, as empresas da área terão mais tranquilidade para se planejar, investir e gerar empregos. Os grandes beneficiados serão os consumidores”, disse Vivien Suruagy.

A presidente da Feninfra ressaltou que, para os setores de TI e de telesserviços, ainda resta a batalha para o aproveitamento dos créditos tributários pelos clientes que estão no regime especial. Esse ponto ficou para ser definido na Lei Complementar da PEC 45.



Mais Notícias RTI



Veeam integra resiliência e segurança de dados para aplicações de IA

Empresa apresentou tendências em evento realizado em São Paulo.

14/09/2026


Telcabos firma parceria com a Optex e amplia portfólio de soluções para segurança eletrônica

Fabricante global é especializada em soluções de detecção, monitoramento inteligente e segurança perimetral.

14/09/2026


AbraCloud defende soberania tecnológica e pede fast track no Redata

Entidade defende regulamentação ágil do novo regime especial, financiamento contínuo pelo BNDES e processamento local de IA.

14/09/2026