A ABINC – Associação Brasileira de Internet das Coisas divulgou a lista de vencedores do Prêmio ABINC de IoT – Internet das Coisas 2023. Os premiados foram reconhecidos pela entidade em virtude de suas iniciativas que estimularam o uso da tecnologia em diversas áreas, com foco em obter ganhos de produtividade, eficiência e redução de custos.

Dentre os 66 projetos inscritos nesta edição, foram anunciados os melhores projetos nas categorias Acadêmica, Startups, Empresas Consolidadas e Soluções para Governos/Infraestrutura, elegendo os primeiros e segundos colocados. A banca de jurados que analisou os projetos inscritos foi composta por membros da diretoria da ABINC e especialistas da área de IoT.

“Nesse sentido, o prêmio visou dar visibilidade aos casos reais de aplicação das tecnologias da Internet das Coisas e os ganhos de produtividade, eficiência, redução de custos ou criação de novas fontes de receitas que esses projetos proporcionaram para as empresas e sociedade para encorajar outros líderes empresariais e gestores públicos a inovarem com o uso da IoT”, explica o jurado Flavio Maeda, VP ABINC e head de digital da Pöyry/AFRY América Latina.

Na Categoria Acadêmica, o 1º colocado foi o projeto Baby IoT – monitoramento do bem-estar de recém-nascidos, do Instituto Mauá de Tecnologia. O 2º colocado foi o projeto Gêmeos Digitais: A integração do BIM e do IoT no Smart, também do Instituto Mauá de Tecnologia.

Na Categoria Startups, o 1º lugar ficou com o projeto Green IoT - Emissões de Poluente Veiculares em Tráfego Real, da empresa Zane. Já o 2º lugar foi ocupado pelo projeto Concilia - da Base à Bomba, da companhia Via Flex.

Na Categoria Empresas Consolidadas, o 1º colocado foi o projeto Religador Monofásico Rocket-1 - 15/27 KV, da empresa HartBR. O 2º colocado foi o projeto Sistema geral de pesagens, da companhia CrazyTechLabs.

Na Categoria Soluções para Governos/Infraestrutura, o 1º lugar ficou com o projeto UniQ: Unificando tecnologias no ecossistema digital de transporte urbano, da empresa UniQ. Já o 2º lugar esteve com o projeto SMART City Angra dos Reis, da companhia ENEL X.



Mais Notícias RTI



China fecha acordo para instalação de fábrica de equipamentos de fibra óptica no Piauí

Memorando de entendimentos foi assinado entre a Investe Piauí, C-Data e Ora Telecom.

15/09/2025


G3 Telecom investe em modernização de rede e data center

Provedor do Piauí usa soluções da Fibracem para dobrar quantidade de clientes até 2026.

15/09/2025


Solução para Garantir Disponibilidade de Redes

A proposta da Techenabler para empresas, operadoras e ISPs na América Latina

16/09/2025