A Câmara dos Deputados em Brasília, DF, implantou o DataFaz, plataforma nacional de DCIM - gestão de data centers fornecida pela Specto, empresa especializada em inovações tecnológicas, de São José, SC, que venceu a licitação pública.

A estrutura que recebeu a implantação do sistema está dividida em dois data centers (Cetec Norte e Cetec Sul, com um total previsto de 120 racks monitorados, conforme edital) e compreende a monitoração dos seguintes pontos:

● 391 ativos (servidores, storage, switches)

● Integrações (facilities) = 2 grupos geradores, 2 UPS, 15 quadros de painéis (multimedidores), 1 central água gelada/gás, 8 quadros de painéis (contato seco) de ar condicionado

● 75 sensores e dispositivos

● 30 dispositivos de controle de acesso e câmeras

● 4500 metros de cabos Categoria 6 para implantação do DataFaz (integração de facilities e dos sensores com os controladores)

Com a implantação, o órgão terá vantagens como a redução do tempo de interrupção no funcionamento dos data centers, antecipação de falhas iminentes, facilidade na operação, otimização no uso dos espaços dentro dos racks e na sala, aumento da segurança física e registro de todos os eventos que afetam a operação dos data centers.

Segundo Leônidas Vieira Júnior, presidente da Specto Tecnologia, este é um dos maiores cases de negócio para a implantação de solução única de DCIM no Brasil. Através desse monitoramento adequado, pode-se melhorar a eficiência energética do ambiente de missão crítica e mitigar as situações de risco. Consequentemente, representa também uma diminuição de despesas com reparos. “O órgão precisa de grande segurança de dados e informações em seus data centers. Afinal, trata-se de um ponto base para desenvolvimento da sociedade brasileira, já que as leis e até a constituição do país se iniciam ali”, diz Vieira.



Mais Notícias RTI



Viavi Solutions realizará Virtual Xperience Day 2021

Evento acontece quarta e quinta-feira, a partir das 14 horas.

02/03/2021


Equinix investe R$ 320 milhões na expansão de data center em Barueri

Melhorias no SP4 incluem o aumento da área de colocation.

01/03/2021


Incidência de ataques DDoS foi três vezes maior em 2020 que no ano anterior

Estudo realizado pela UPX mostra que os provedores são os principais alvos.

01/03/2021