A SIM Conecta, provedor de serviços de Internet que atua no sudeste do Mato Grosso com foco principalmente no agronegócio, fechou um acordo com o CPQD para a adoção do C2n, solução de core de rede convergente 4G/5G. Com isso, o provedor pretende melhorar a infraestrutura de conectividade e expandir sua rede 4G, que atualmente cobre uma área de mais de 150 mil hectares, beneficiando mais de 40 mil pessoas.

“Nosso negócio é levar conectividade para o produtor rural, que precisa se comunicar com fornecedores, clientes e com o mundo, e também para comunidades de áreas não atendidas pelas operadoras móveis”, afirma Alexsandro Gregorio, engenheiro agrônomo e fundador da SIM Conecta. Criada há dois anos, a empresa tem sede em Primavera do Leste e atende outros municípios pequenos, mas com PIB alto, dessa região do Mato Grosso, que se caracteriza pela produção de grãos e algodão. “Para o agricultor que está na lavoura, comunicação e acesso a informações são essenciais para o sucesso do seu negócio”, enfatiza Gregorio.

Com o objetivo de atender esse segmento, a SIM Conecta implantou uma rede 4G LTE de alta capacidade, operando na faixa de 700 MHz, com licença concedida pela Anatel para levar conectividade em longas distâncias. Mas a solução utilizada no core dessa rede apresentava limitações para a sua expansão. “Decidimos adotar a solução C2n, do CPQD, para poder melhorar nosso serviço, estendendo a cobertura da rede móvel para outros municípios e, também, oferecer FWA – Fixed Wireless Access”, conta o executivo.

Ele revela que a intenção é ampliar a parceria com o CPQD, visando alavancar a oferta de soluções de valor agregado. “O objetivo é ter uma rede financeiramente saudável e, para isso, planejamos oferecer uma solução fim a fim para os clientes, incluindo serviços e aplicações de IoT – Internet das Coisas integrados com IA – Inteligência Artificial, por exemplo”, acrescenta.



Mais Notícias RTI



Solução permite identificar rompimentos de fibra óptica com mais rapidez

Tempo de investigação leva poucos segundos.

03/05/2024


ABNT publica nova norma de POLAN - redes ópticas passivas para redes locais

Documento refere-se à parte 5 da norma de cabeamento estruturado.

03/05/2024


Park Place adquire os serviços de manutenção multivendor da Unitech

Novo negócio forma um dos maiores provedores de serviço no segmento de data centers no Brasil.

03/05/2024