A Celepar - Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná recebeu, no dia 21 de setembro, 11 empresas que desenvolvem soluções no ramo da IoT - Internet das Coisas. As empresas fizeram apresentações de seus produtos para uma banca avaliadora composta por colaboradores da Celepar. O objetivo da companhia é conhecer tendências na área de IoT e encontrar soluções tecnológicas que possam ser oportunas ao Governo do Estado.

O evento, chamado de IoT Day, aconteceu em parceria com a ABINC — Associação Brasileira de Internet das Coisas, que apresentou à Celepar uma pré-seleção de empresas associadas. Dentre elas, a Celepar convidou para o dia de apresentações aquelas que foram mais bem avaliadas pela companhia de acordo com fatores como oportunidade de mercado, sinergia com o governo e possibilidade de beneficiar um grande número de pessoas.

“Este é um momento para compartilhar experiências e debater as melhores formas de aplicação da tecnologia no Estado do Paraná. Nosso foco é beneficiar o cidadão, seja diretamente, por meio da implementação de soluções que estejam à sua disposição, na cidade ou no seu celular, ou indiretamente, a partir de soluções que otimizem o trabalho feito no governo, secretarias ou prefeituras”, diz Gustavo Garbosa, diretor-presidente da Celepar.

As empresas foram divididas em quatro trilhas temáticas, de acordo com a área de atuação das soluções desenvolvidas por elas: mobilidade urbana, saúde, agro e smart cities e utilities. Durante as apresentações, as empresas precisavam, além de apresentar o produto, abordar formatos de modelo de negócios, planos de escalabilidade e possíveis impactos sociais e ambientais.

“Nas chamadas cidades inteligentes, a IoT pode ser aplicada em duas faces da administração pública: a externa e a interna”, diz Paulo Spaccaquerche, presidente da ABINC. Internamente, afirma, é possível aplicar soluções para aprimorar processos de gestão. Já externamente, pode-se aplicar a tecnologia em áreas como iluminação pública, limpeza, trânsito, saneamento, saúde, educação, segurança e acessibilidade.

As empresas que participaram do IoT Day na Celepar foram Bosch, Uniq Hub, Lab Retail, Agrotech Global, Green4t, Evolv, Sênior Saúde Móvel, Constanta, Solvian Tech, Logicalis e Global Hitss/Embratel.



Mais Notícias RTI



Solução permite identificar rompimentos de fibra óptica com mais rapidez

Tempo de investigação leva poucos segundos.

03/05/2024


ABNT publica nova norma de POLAN - redes ópticas passivas para redes locais

Documento refere-se à parte 5 da norma de cabeamento estruturado.

03/05/2024


Park Place adquire os serviços de manutenção multivendor da Unitech

Novo negócio forma um dos maiores provedores de serviço no segmento de data centers no Brasil.

03/05/2024