O Conselho Diretor da Anatel - Agência Nacional de Telecomunicações aprovou no dia 15 de setembro o estudo de Reavaliação das Taxas e Contribuições Aplicáveis ao Setor de Telecomunicações. O levantamento teve por objetivo realizar avaliação estruturada sobre o tema quanto aos aspectos transversais de equilíbrio da arrecadação institucional, questões federativas de ordem fiscal e eventual impacto competitivo sobre o setor.

O projeto será encaminhado ao Ministério da Fazenda e ao Ministério das Comunicações, órgãos responsáveis por estudar e propor alterações legais referentes à tributação.

O estudo foi elaborado na forma de Relatório de Análise de Impacto Regulatório e abordou três temas: o atual sistema tributário próprio ao setor de telecomunicações; o redesenho do sistema tributário próprio ao setor de telecomunicações; e a redefinição da carga tributária.

Para cada um dos temas, foram discutidas alternativas para solucionar os problemas identificados, ponderados os riscos, benefícios e impactos de cada uma delas, tendo sido apontadas aquelas que melhor atendem aos objetivos propostos, na visão da Anatel.

Como conclusão, o estudo propõe ampla revisão tributária, com potencial de proporcionar impactos significativos ao setor e, principalmente, à sociedade, com resultados como a redução dos preços dos serviços, a melhoria da qualidade percebida ou até mesmo a ampliação do acesso, que poderão ser frutos da racionalização do modelo de arrecadação proposto.

A proposta é de suma importância frente ao cenário da alta carga tributária que se aplica às prestadoras de telecomunicações, uma das maiores do mundo. As taxas e contribuições do setor são especialmente complexas de serem calculadas, aferidas e fiscalizadas, representando um custo adicional para o setor e para a própria Anatel.

Relator da matéria, o conselheiro Moisés Moreira explicou, durante a reunião do Conselho Diretor, que com o objetivo de diminuir e simplificar a carga tributária, a área técnica realizou um estudo completo e detalhado, apresentando proposta de simplificação significativa que muito irá beneficiar o setor. “Hoje aprovamos o estudo e vamos encaminhá-lo como subsídio técnico da agência a outros entes do governo responsáveis por estudar e propor alterações legais referentes à tributação do setor. Estou certo de que a visão da Anatel trará valiosa contribuição nas discussões em andamento”, destacou.



Mais Notícias RTI



Solução permite identificar rompimentos de fibra óptica com mais rapidez

Tempo de investigação leva poucos segundos.

03/05/2024


ABNT publica nova norma de POLAN - redes ópticas passivas para redes locais

Documento refere-se à parte 5 da norma de cabeamento estruturado.

03/05/2024


Park Place adquire os serviços de manutenção multivendor da Unitech

Novo negócio forma um dos maiores provedores de serviço no segmento de data centers no Brasil.

03/05/2024