O impacto dos cabos submarinos na infraestrutura regional da Internet, o leasing de endereços IP, os principais problemas e incidentes de segurança cibernética, os novos estudos sobre medições de tráfego na América Latina e o Caribe, o Fórum Público de Políticas farão parte da agenda do LACNIC 40 LACNOG 2023, um dos maiores encontros latino-americanos da comunidade da Internet.

Hospedado pelo NIC.br - Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, o evento, que acontece de 2 a 6 de outubro em Fortaleza, CE, reunirá mais de 500 especialistas em Internet da região de forma presencial e remota e acontecerá simultaneamente com a reunião anual do Fórum de Operadores de Redes da América Latina e o Caribe (LACNOG).

O painel principal abordará a situação atual dos cabos e seus impactos na infraestrutura da Internet regional, bem como as relações técnico-comerciais dos diferentes provedores de serviços. Hoje existem no mundo 550 cabos submarinos da Internet que conectam continentes e seus países, continentes com ilhas, ilhas entre si ou vários pontos ao longo de uma costa.

No LACNIC 40 será discutido ainda o mercado emergente de aluguel (leasing) de endereços IP. Neste painel, o debate girará em torno de como funciona o aluguel de endereços em diferentes regiões, seus benefícios e riscos, e as alternativas viáveis.

Haverá tutoriais sobre o uso do RPKI e IRR para a operação de redes, como fazer uma boa engenharia de tráfego em um IXP, segurança de roteamento BGP - RPKI modo delegado/Krill e redes só IPv6. O grupo de trabalho de medições da Internet do LACNIC também irá apresentar uma nova medição sobre a conectividade na América Latina baseada no comportamento do tráfego mediante o uso de traceroutes.

Para participar de forma presencial ou remota, acesse o link: https://tinyurl.com/3cu936fm.



Mais Notícias RTI



Wärtsilä alerta para risco energético na expansão dos data centers

Empresa aponta que crescimento da IA pode superar a capacidade elétrica nas Américas.

20/07/2026


Idec critica aprovação de lei para data centers no Ceará

Instituto diz que projeto avançou sem debate amplo e ignorou alertas de órgãos públicos.

20/07/2026


Hakusan investirá R$ 157 milhões em fábrica para data centers de IA

Fabricante do grupo Lightera no Japão ampliará produção de componentes ópticos para data centers hyperscale.

20/07/2026