quinta geração de rede privativa móvel implementada e habilitada pela Embratel já está possibilitando testes em laboratório 5G localizado na Eretz.bio, do Einstein, na Vila Mariana, em São Paulo. O uso da tecnologia vem sendo avaliado em diversas soluções com aplicações na saúde para verificar eficiência, segurança, agilidade e otimização de custos, além de benefícios aos médicos e pacientes. Dentre os testes com o 5G já em andamento, estão a realização de consultas e exames remotos; uso de Inteligência Artificial para predições de Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC); análises para cirurgias digitais; telementoria para educação cirúrgica; e apoio em primeiros socorros a distância em ambulâncias. A parceria também conta com equipamentos de 5G fornecidos pela Ericsson.

“Com a rede privativa 5G, conseguimos entregar uma baixíssima latência, alta disponibilidade e capacidade de rede para suportar a transmissão de dados e imagens de modo instantâneo e com máxima qualidade”, afirma Adriano Rosa, Diretor-Executivo da Embratel. De acordo com ele, essas características são essenciais em um atendimento de excelência a pacientes e para uma rápida tomada de decisão em situações de alta complexidade. “A avaliação da tecnologia 5G em soluções para a saúde, realizada no laboratório do Einstein, já demonstra resultados muito positivos na utilização do 5G. Essa jornada de evolução, que tem se mostrado cada vez mais enriquecedora para, em breve, podermos levar um ecossistema completo e uma transformação digital com incontáveis vantagens à população e ao segmento da saúde”, diz.

Uma das iniciativas testadas envolve o uso do 5G no serviço Einstein Até Você, que provê assistência médica, realização de exames e aplicação de vacinas onde o paciente estiver. O objetivo será testar, entre outros quesitos, se a tecnologia trará melhora da qualidade do vídeo durante uma teleconsulta, se é possível a análise de exames diagnósticos em tempo real e potencializar o uso de diversas ferramentas diagnósticas, como IoT - Internet das Coisas. A partir de um aplicativo, para captura de imagens, e do uso de equipamentos clínicos, o enfermeiro presente na residência do paciente, por exemplo, se conectará via 5G com os médicos localizados no hospital e passará a receber orientações em relação ao tratamento devido com base nas informações enviadas por ele. A nova geração de rede móvel testada deve permitir essa comunicação em tempo real e com baixíssima latência, com fotografias e vídeos transmitidos em perfeita nitidez para uma análise detalhada do médico. Assim, mesmo a distância, a assistência médica é completa, inclusive possibilitando múltiplos teleatendimentos, com diversos especialistas, simultaneamente.

De acordo com o vice-presidente de Negócios da Ericsson, Murilo Barbosa, a infraestrutura instalada no Lab 5G conta com cobertura indoor dedicada. “Estamos muito felizes em apoiar a iniciativa, que permite mostrar o potencial da tecnologia de quinta geração aplicada ao setor de saúde. Com essa arquitetura, é possível garantir um desempenho aprimorado, com melhores níveis de sinal e maior capacidade, o que assegura que as atividades 5G nesse lab terão intervalos de tempo de transmissão bem mais curtos e menor latência de interface de rádio para facilitar o suporte a aplicativos sensíveis como transmissões de vídeo e uso de realidades aumentada e virtual”, afirma Barbosa.

A aplicação do 5G também está sendo avaliada para ser usada na Unidade Móvel de Saúde do hospital em iniciativa conjunta com a Mercedes-Benz do Brasil. O projeto oferece serviços de saúde de forma itinerante e conta com aparelhos para a realização de exames, que necessitam de uma conectividade rápida, estável e confiável para o envio e recebimento de informações. Com a nova tecnologia, será possível observar a otimização nos encaminhamentos assíncronos de dados, bem como melhorar o streaming de vídeo durante uma teleconsulta. A partir da efetiva utilização do 5G, pacientes atendidos pela unidade móvel poderão ter acesso remoto a médicos especializados do hospital, além da entrega rápida de resultados de exames. Com isso, há um aperfeiçoamento no suporte oferecido.



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