A Odata, provedora de serviços de data center para a América Latina, iniciou a operação do seu primeiro site no Rio de Janeiro. Localizado no município de São João de Meriti, o data center é o primeiro na região e representa um marco significativo na expansão estratégica da empresa, que já contempla países como Chile, México e Colômbia.

Projetado com foco na alta disponibilidade, desempenho e infraestrutura robusta em diferentes níveis de criticidade, o data center RJ01 oferece energia e refrigeração de última geração para atender às necessidades crescentes do mercado. No total, o projeto prevê uma capacidade de até 24 MW de potência de TI para demandas de hiperescala.

“A entrega do primeiro prédio da Odata no novo campus do Rio de Janeiro reflete a dedicação contínua da empresa em atender às demandas dos nossos clientes em diferentes geografias, mantendo o padrão de excelência dos outros sites que já operamos na América Latina”, destaca Ricardo Alário, CEO Latam da Odata.

“O time do novo data center da Odata no Rio de Janeiro desempenhou um papel fundamental na preparação do local para que possamos iniciar as operações, atendendo aos mais altos padrões de qualidade da indústria de data centers”, explica Bruno Toma, gerente de infraestrutura e construção da Odata.

Além da inauguração do data center no Rio de Janeiro, a Odata concluiu o comissionamento de seu data center SP02 em Hortolândia, SP, que já está em operação, com capacidade total de TI de 36 MVA. A empresa já conta com 16 campus de data centers na América Latina. Além do Rio de Janeiro, a companhia possui sites em operação em municípios paulistas, como Santana de Parnaíba, Hortolândia e Barueri, além de unidades no Chile, México e Colômbia. Com a recente aquisição da empresa pela norte-americana Aligned Data Centers, são ao todo 41 campi espalhados por toda a America, incluindo Estados Unidos e Canadá.



Mais Notícias RTI



China fecha acordo para instalação de fábrica de equipamentos de fibra óptica no Piauí

Memorando de entendimentos foi assinado entre a Investe Piauí, C-Data e Ora Telecom.

15/09/2025


G3 Telecom investe em modernização de rede e data center

Provedor do Piauí usa soluções da Fibracem para dobrar quantidade de clientes até 2026.

15/09/2025


Solução para Garantir Disponibilidade de Redes

A proposta da Techenabler para empresas, operadoras e ISPs na América Latina

16/09/2025