O DWDM é um assunto ainda pouco conhecido da maioria dos provedores de Internet, mas a tecnologia tende a ganhar espaço cada vez maior em suas redes. De olho nessa oportunidade, o consultor Camilo Damião, engenheiro de telecomunicações formado pelo Inatel, com mais de 10 anos de experiência no mercado de transmissão óptica, com passagens por grandes fabricantes e operadoras no Brasil, decidiu criar há cerca de dois anos um programa de cursos de DWDM. Nos últimos meses, a demanda vem explodindo e as vagas são preenchidas rapidamente. “O curso é 100% online e ao vivo, ou seja, o aluno pode interagir em tempo real para tirar as dúvidas a qualquer momento durante o treinamento ou através da plataforma”, diz.

Segundo Damião, os provedores estão recorrendo aos treinamentos pois não contam com mão de obra qualificada em transporte óptico. “Mesmo no mercado como um todo é difícil encontrar especialistas no assunto e instrutores para capacitar”, diz o consultor.

Os cursos são oferecidos em quatro módulos, desde o introdutório para quem está começando no mercado de transmissão (DWDM para ISPs) até os módulos mais avançados, para a formação de especialistas, que tratam de temas como alinhamento de sistemas DWDM e OTN.

Além desses, há um curso mais gerencial, voltado para o gestor da rede, que fornece uma visão de todos os conceitos e fundamentos da tecnologia, ajudando o provedor na decisão da compra e planejamento da rede. “Mostramos como avaliar o TCO – custo total de aquisição. O DWDM é um projeto que deve considerar o crescimento da rede, não apenas o custo inicial do equipamento. Muitas empresas acabam perdendo dinheiro e oportunidades por não fazer o planejamento correto a longo prazo”, diz.

O curso é totalmente isento de marcas de fornecedores, sem abordagem comercial. “O que o aluno irá aprender não é ensinado nas operadoras nem nos fabricantes”, garante. Cada módulo tem duração de nove horas, ministrado em três dias, sempre das 20 às 23 horas. Já o curso de alinhamento de sistemas tem duração de dois dias. As vagas são limitadas para que todos os alunos possam interagir com o instrutor ao vivo.

Segundo Damião, o profissional que conhece DWDM já é extremamente valorizado devido à enorme escassez desse perfil. “Conhecer a tecnologia será um divisor de águas no segmento de redes ópticas. Com a chegada do 5G, ele será cada vez mais requisitado no mercado. Com certeza o especialista em DWDM se tornará um dos profissionais mais desejados do mercado de telecomunicações”, finaliza. Informações no site www.cursodwdm.com.br.



Mais Notícias RTI



Escolas estaduais na Bahia têm autonomia para contratação de provedores de Internet

Objetivo é reduzir custos e melhorar qualidade de acesso.

20/10/2020


NIC.br abre inscrições para nova turma de curso sobre sistemas autônomos

Aulas online serão realizadas de 9 a 13 de novembro.

19/10/2020


American Tower do Brasil ativa sua primeira planta solar

Iniciativa atenderá 100% do consumo de rede neutra de fibra óptica.

19/10/2020