A SC CapRock, operação brasileira do grupo Speedcast, provedora de comunicações críticas que tem acordo com a Nokia para implementar redes LTE privadas, firmou acordo global para venda dos serviços corporativos da Starlink. 

O Nokia Digital Automation Cloud (DAC), uma solução de redes privadas 4.9G/LTE e 5G, será integrado ao serviços Starlink. Esse acordo vai habilitar a expansão da conectividade para as redes privadas em regiões remotas ou ainda não cobertas, por meio dos satélites de baixa órbita Starlink, fornecendo o link de conectividade à solução Nokia.

A SC CapRock implementa redes LTE privadas com equipamentos da Nokia, com quem tem um acordo de longo prazo. “Esse acordo é focado nas aplicações de missão crítica em localidades remotas do Brasil ainda não atendidas. As aplicações de missão crítica demandam uma conectividade de baixa latência (até 100 ms). A associação entre a rede LTE privada NDAC (Nokia Digital Automation Cloud) com a Starlink viabiliza esse requerimento e vai ampliar a cobertura para nossos clientes”, afirmou André Gustavo Sant'Anna, country manager da SC CapRock no Brasil.

As duas empresas, SC CapRock e Nokia, já executaram uma rede LTE privada para a Origem Energia conectar suas usinas de gás natural e poços associados de energia em municípios de Alagoas e da Bahia. 

Com a nova parceria incorporando a Starlink, os clientes podem expandir sua cobertura simplesmente implantando estações radiobase portáteis e usando a rede de satélite da Starlink como um link de backhaul para transportar os dados da estações de volta para um núcleo DAC sem fio privado já implantado. Essa abordagem diminui a complexidade para locais remotos pois reduz a necessidade de instalação de um novo núcleo sem fio privado, de novas torres e de um sistema de energia.

“Há uma demanda crescente do agronegócio e dos setores de energia e mineração por redes privadas, e o recente acordo global com a Starlink vai nos ajudar a fornecer conectividade de alta velocidade e baixa latência para esses clientes, com altos níveis de desempenho e eficiência operacional”, disse Sant'Anna. 

A Nokia já implantou redes de missão crítica para mais de 2600 clientes empresariais nos segmentos de transporte, energia, indústrias, webscale e setor público em todo o mundo. A empresa também atende mais de 595 clientes privados sem fio globalmente.



Mais Notícias RTI



Solução permite identificar rompimentos de fibra óptica com mais rapidez

Tempo de investigação leva poucos segundos.

03/05/2024


ABNT publica nova norma de POLAN - redes ópticas passivas para redes locais

Documento refere-se à parte 5 da norma de cabeamento estruturado.

03/05/2024


Park Place adquire os serviços de manutenção multivendor da Unitech

Novo negócio forma um dos maiores provedores de serviço no segmento de data centers no Brasil.

03/05/2024