A alemã Henkel tornou disponível em seu site a ferramenta EasyD4R, um software que avalia a reciclabilidade de embalagens com base em sua composição e nas proporções individuais de peso de componentes como frasco, tampas, rótulos etc. Para todos os materiais em questão, a ferramenta armazena informações sobre classificação e reprocessamento, levando em conta critérios válidos internacionalmente e usados por entidades como a Plastics Recyclers Europe, a associação de recicladores de plásticos da Europa. O objetivo é assegurar a possibilidade de reuso das embalagens já nos primeiros estágios de seu desenvolvimento.

 

Com o apoio da ferramenta, o designer obtém a avaliação clara dos materiais escolhidos de forma percentual, assim como a sugestão de combinações de materiais que podem ser feitas visando os melhores resultados na reciclagem. O Instituto Fraunhofer para Tecnologia Ambiental, Segurança e Energia (Alemanha) testou o Easy D4R de forma independente e confirmou sua precisão e capacidade de antecipar o potencial de reciclagem de embalagens.

 

#software #reciclabilidade #embalagens



Mais Notícias RTI



Produção e faturamento do setor de flexíveis aumentaram em 2024

A Abief encomendou um estudo à MaxiQuim que apontou aumento de 2,5% da produção de embalagens flexíveis e alta de 7,6% do faturamento do setor entre 2023 e 2024. O uso de material reciclado também aumentou.

22/04/2025


Embalagens serão tema de evento em abril

O Instituto de Embalagens vai realizar um workshop em que serão debatidas as boas práticas para o desenvolvimento de embalagens.

07/04/2025


Altero aumenta portfólio de poliamidas e aposta no mercado de embalagens

Representante exclusiva da chinesa Juheshun na América Latina, a Altero está expandindo sua rede de fornecimento de poliamidas e copolímeros. As estratégias abrangem o aumento da comercialização de produtos na área de embalagens e a formação de parcerias com empresas do setor de plásticos.

07/04/2025