A Solo Network, empresa de tecnologia com foco em serviços e soluções de TI, auxiliou a Sinqia na migração, consolidação e transformação digital de seus serviços através do Azure, da Microsoft.

Especializada em tecnologia para o setor financeiro, a Sinqia tem sustentado um crescimento anual de aproximadamente 26% nos últimos anos. Fundada em 1996, a companhia oferece soluções completas para bancos, fundos, previdências e consórcios. A dificuldade encontrada foi a complexidade da estrutura de data center, que gerava um alto custo de gestão e operação. Com isso, a Sinqia percebeu a necessidade de buscar uma solução para reduzir os custos com a nuvem e otimizar o consumo de cloud. 

Hoje a Sinqia conta com o apoio da Solo Network e Microsoft em relação ao futuro do negócio e recebe assistência para elaborar o roadmap dos produtos, com resolução rápida e eficiente de problemas. Isso proporcionou um ganho em termos de um novo ecossistema de parceiros.

Além disso, a parceria com Solo Network e Microsoft tem ajudado a Sinqia a reduzir seus custos com a nuvem, já que as equipes sempre sugerem maneiras de otimizar o consumo de cloud, como a redução de servidores fora do horário de expediente, por exemplo.

De acordo com Thiago Pereira, CIO da Sinqia, antes a estrutura de data center era muito complexa, gerando um alto custo de gestão e operação. “Por isso, tomamos a decisão de unificar em um único provedor e definir um parceiro. É importante destacar a palavra parceria, pois não buscávamos um fornecedor, mas uma empresa que nos apoiasse e nos ajudasse a impulsionar o negócio”, completa.

Os próximos passos da Sinqia em sua estratégia de nuvem envolvem a transição gradual do modelo PaaS - Plataforma como Serviço para o SaaS - Software como Serviço, para suportar sua aplicação e oferecer seu software aos clientes como serviço.



Mais Notícias RTI



Porto de Imbituba inaugura data center de R$ 8,5 milhões com padrão Tier 3

Nova estrutura tecnológica amplia a segurança cibernética e a eficiência operacional.

08/07/2025


Governo Federal prorroga consulta pública para criação da Política Nacional de Cabos Submarinos

Contribuições podem ser enviadas até 11 de agosto na plataforma Participa + Brasil.

08/07/2025


RNP abre chamada em busca de instituições para fase 3 do OpenRAN@Brasil

As propostas podem ser enviadas até 27 de julho.

08/07/2025