A Winity Telecom, provedora de infraestrutura e soluções de telecomunicações, e a Hughes do Brasil, provedora de Internet banda larga via satélite para localidades rurais e serviços gerenciados de telecomunicações, lançaram o piloto do serviço de Internet RuralChip, fruto de uma parceria entre as empresas para levar acesso à Internet móvel para comunidades remotas do país, alavancando o uso eficiente do espectro de 700 MHz inclusive nessas regiões.

O primeiro projeto em conjunto é uma prova de conceito que acontece nas zonas rurais de Presidente Juscelino e Cururupu, MA, e tem como objetivo garantir a inclusão digital da população local que vive ainda sem cobertura móvel. Durante a prova de conceito, a iniciativa permite acesso à Internet móvel através de chip pré-pago.

“É um grande projeto, fruto das sinergias dos modelos de negócio da Winity e da Hughes, que focam em levar conectividade de qualidade para áreas não assistidas. A parceria torna possível a inclusão digital de milhares de pessoas e o desenvolvimento econômico dessas regiões, em linha com o plano de negócios da Winity, que é chegar aonde nenhuma outra operadora chegou até hoje”, comenta o CEO Sergio Bekeierman.

Cada site do projeto conta com a solução de backhaul via satélite de alta capacidade da Hughes e com um site LTE e um núcleo de rede da Winity, criando uma rede LTE completa para atender aos clientes do RuralChip nas localidades. Para isso, será utilizado o espectro de 700 MHz adquirido pela Winity no leilão do 5G, e que se adequa a este tipo de cobertura, combinado com a expertise da Hughes no transporte satelital, desenho do produto e na gestão dos pontos de venda no varejo local.

“No Brasil, existe um grande déficit de conectividade rural, por isso, a Internet via satélite contribui muito para a democratização do acesso à conexão e desenvolvimento econômico nessas regiões. A combinação de nossos recursos de hotspots comunitários alimentados por satélite com o espectro da Winity nos permitirá explorar uma nova maneira de enfrentar esse desafio”, afirma Rafael Guimarães, presidente da Hughes do Brasil.



Mais Notícias RTI



Solução permite identificar rompimentos de fibra óptica com mais rapidez

Tempo de investigação leva poucos segundos.

03/05/2024


ABNT publica nova norma de POLAN - redes ópticas passivas para redes locais

Documento refere-se à parte 5 da norma de cabeamento estruturado.

03/05/2024


Park Place adquire os serviços de manutenção multivendor da Unitech

Novo negócio forma um dos maiores provedores de serviço no segmento de data centers no Brasil.

03/05/2024