A Virtueyes, de Novo Hamburgo, RS, é uma das poucas empresas do Brasil a oferecer solução de conectividade para redes privadas. O foco da companhia, neste primeiro momento, está voltado para o segmento do agronegócio, o que deverá gerar inúmeros benefícios para os produtores rurais e desenvolvimento da agricultura.

“A Virtueyes acaba de lançar essa solução e fornece toda a estrutura necessária, desde os rádios, a infraestrutura, até a prestação de serviço fim a fim. Oferecemos a nossa expertise para a instalação, operação e manutenção dessas redes, que possuem taxa de transmissão de dados superior às redes públicas, em termos de latência e confiabilidade. É algo muito novo e há um amplo mercado a ser explorado no Brasil”, comenta Emerson Haag, coordenador de TI da Virtueyes.

As redes privativas são sistemas de conectividade totalmente autônomos, exclusivos para uma organização ou área, com tráfego de dados independente da malha das operadoras móveis de telecomunicações (MNO - Mobile Network Operator). A Anatel regulamentou o uso de faixas de frequência para redes privativas em julho de 2022. Dessa forma, as empresas interessadas em uso de redes particulares podem solicitar autorização junto à agência, o que abre caminhos para que esse tipo de conectividade ganhe escala. O formato é um dos pilares para a transformação digital no Brasil, podendo ser amplamente explorada por indústrias, saúde, educação, medicina 4.0, agricultura de precisão, entre outros segmentos.

As redes privativas têm possibilidade de atingir grandes áreas e garantem mais segurança, priorização de tráfego e mobilidade. Elas podem usar as mesmas tecnologias de redes móveis das operadoras públicas para oferecer mais velocidade, capacidade e confiabilidade na transmissão de dados.

A solução ainda é muito recente no Brasil. Há poucas empresas fazendo uso da tecnologia. No entanto, as previsões para um futuro próximo são otimistas, com crescimento bastante acelerado em diversos setores da economia.



Mais Notícias RTI



Solução permite identificar rompimentos de fibra óptica com mais rapidez

Tempo de investigação leva poucos segundos.

03/05/2024


ABNT publica nova norma de POLAN - redes ópticas passivas para redes locais

Documento refere-se à parte 5 da norma de cabeamento estruturado.

03/05/2024


Park Place adquire os serviços de manutenção multivendor da Unitech

Novo negócio forma um dos maiores provedores de serviço no segmento de data centers no Brasil.

03/05/2024