A Datora Telecom, em parceria com a israelense Shield-IoT, disponibilizou para o mercado uma solução de segurança cibernética voltada a proteger dispositivos e redes IoT – Internet das Coisas conectadas a SIM cards fabricados pela Datora.

“Qualquer dispositivo IoT ligado à Internet está sujeito a sofrer algum tipo de ataque. Nosso sistema analisa o comportamento da rede, bem como o tráfego de Internet entrando e saindo de cada um dos equipamentos para detectar possíveis anomalias no volume de dados”, explica Samy Uziel, VP de novos negócios do Grupo Datora.

O sistema estuda as informações enviadas e recebidas do dispositivo para a nuvem, criando um alerta preditivo ao detectar sinais de ataques cibernéticos e eventos operacionais desconhecidos a fim de evitar que um possível dano aconteça. A solução tem como base o One-Of-A-Kind-Coreset-IA, tecnologia da Shield-IoT capaz de identificar, em tempo real, comportamentos suspeitos em milhões de dispositivos. Comercializado no modelo SaaS – Software as a Service, o produto não demanda alterações na rede ou instalações nos dispositivos conectados.

“A ferramenta permite criar alertas customizáveis, além de separar IOTs por grupos e usuários. Ela cria um dashboard onde é possível descobrir problemas antes que eles aconteçam, aprendendo com a rede conforme atua nela”, ressalta Uziel.

Para reforçar o suporte, os usuários recebem relatórios que auxiliam a tomar decisões preventivas, com dados que vão desde o tipo de evento duvidoso ao grau de severidade de determinadas ameaças.

“A solução foi implementada junto ao Core da Datora, no qual se faz a análise do comportamento dos pacotes recebidos e enviados de cada dispositivo. Através de um sistema de IA - Inteligência Artificial desenvolvido pela nossa parceira, podemos detectar comportamentos “estranhos do dispositivo”, finaliza o VP de novos negócios.



Mais Notícias RTI



Solução permite identificar rompimentos de fibra óptica com mais rapidez

Tempo de investigação leva poucos segundos.

03/05/2024


ABNT publica nova norma de POLAN - redes ópticas passivas para redes locais

Documento refere-se à parte 5 da norma de cabeamento estruturado.

03/05/2024


Park Place adquire os serviços de manutenção multivendor da Unitech

Novo negócio forma um dos maiores provedores de serviço no segmento de data centers no Brasil.

03/05/2024