A Helexia, player internacional em transição energética, entregou, no mês de abril, três usinas solares para a Vivo, como parte do projeto de geração distribuída e consumo de energia 100% renovável. As instalações estão nas cidades do Alto Paraná (foto), Cidade Gaúcha e Loanda, no Paraná. Juntas, somam 18,4 MWp de capacidade instalada e devem abastecer mais de 1,7 mil pontos de consumo da Vivo.

As obras, pioneiras na região, duraram cerca de 12 meses e geraram cerca de 120 empregos diretos e indiretos na região.

 “O Paraná é um estado com potencial incrível para transição energética e com boas perspectivas para um consumo de energia consciente, pois oferece oportunidades para usinas fotovoltaicas. Por isso, além do contrato com a Vivo, estamos visualizando outras frentes, para prestação de serviços de eficiência energética por exemplo, reforçando o modelo de negócios sinergético da Helexia no país”, afirmou Aurélien Maudonnet, CEO da Helexia Brasil. 

“A inauguração das usinas a serviço da Vivo no Paraná é mais um importante passo em nosso projeto de geração distribuída, que prevê a instalação de unidades de fontes solar, hídrica e de biogás, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e diversificação da matriz energética em diferentes regiões do país”, revela Caio Guimarães, Diretor de Patrimônio, Logística e Compras da Vivo.

Em março, a Helexia ainda finalizou as obras no município de Paranaíba, MS. Com isso, a empresa atinge a marca de 23,3 MWp em operação comercial no Brasil.

A energia produzida em cada usina será injetada no SNI - Sistema Nacional Integrado, especificamente na rede da distribuidora local, e se transformará em crédito para a Vivo, que terá importante economia em suas faturas de energia elétrica. Serão, ao todo, 8 mil pontos de consumo da operadora distribuídos entre Rondônia, Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo, Ceará, Amazonas, Rio Grande do Sul e Tocantins.



Mais Notícias RTI



Solução permite identificar rompimentos de fibra óptica com mais rapidez

Tempo de investigação leva poucos segundos.

03/05/2024


ABNT publica nova norma de POLAN - redes ópticas passivas para redes locais

Documento refere-se à parte 5 da norma de cabeamento estruturado.

03/05/2024


Park Place adquire os serviços de manutenção multivendor da Unitech

Novo negócio forma um dos maiores provedores de serviço no segmento de data centers no Brasil.

03/05/2024