Na próxima semana, técnicos do MCom – Ministério das Comunicações embarcarão em uma balsa para percorrer 1070 quilômetros de cabeamento de fibra óptica (backbone) instalado no leito de rios brasileiros. É conexão de alta velocidade que está pronta para ser ativada no trecho entre Santarém, PA, e Manaus, AM, passando pelas cidades de Autazes, Itacoatiara, Urucurituba e Parintins, AM, Juruti, Terra Santa, Oriximiná, Óbidos e Curuá, PA.

O objetivo é vistoriar as instalações de toda a infraestrutura da infovia, desde a caixa de ancoragem até o contêiner onde fica hospedado o data center. A embarcação deve partir de Manaus no dia 8 de março e chegar a Santarém em 18 do mesmo mês. Ao todo, devem ser percorridos 1130 km ao longo dos 11 dias.

“Será feito um inventário de todos os equipamentos, ou seja, de tudo o que foi comprado e investido para que os componentes sejam incorporados ao patrimônio do MCom. Em seguida, a estrutura será cedida às empresas participantes do consórcio que será responsável pela operação e manutenção da infovia”, esclarece Juscelino Filho, Ministro das Comunicações.

É importante lembrar que o Poder Público, enquanto proprietário, poderá utilizar a Infovia sem ônus pela operação e manutenção, de forma a promover as políticas públicas de educação, pesquisa, saúde, defesa, entre outras.

Além do MCom, técnicos da EAD Seja Digital (entidade responsável pela implantação do cabeamento subfluvial), do Consórcio Aberto do Operador Neutro (que será o responsável pela manutenção da infraestrutura), e da RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (que administrará a infovia), vão compor a comitiva de vistoria conjunta.



Mais Notícias RTI



Data centers devem receber US$ 3 trilhões em investimentos e Brasil desponta na América Latina

Ministério das Comunicações trabalha em Política Nacional para impulsionar país como referência mundial em data centers.

19/01/2026


Antidumping sobre fibra óptica preocupa setor de telecomunicações

Entidades alertam para alta de até 50% nos preços dos cabos e risco à expansão da banda larga.

19/01/2026


DCD, FBA Latam e Abrint formam aliança para integrar conectividade e data centers

Parceria prevê ações conjuntas em eventos, conteúdo e capacitação ao longo de 2026.

19/01/2026