A EAF - Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz e a chinesa ZTT Submarine Cable & System concluíram negociação e assinaram contrato para a produção, testes e entrega de 2,3 mil km de cabo óptico subaquático e 450 km de cabo óptico terrestre para a construção de três infovias na Bacia Amazônica. Todos os cabos estão programados para entrega no terceiro trimestre de 2023. Essa é a maior entrega da ZTT ao mercado sul-americano.

As três infovias (02, 03 e 04) fazem parte do programa Norte Conectado (foto), que construirá oito infovias com 12 mil quilômetros de extensão, ligando 59 municípios do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima. A EAF será responsável pela construção de seis delas, um investimento de cerca de R$ 1,34 bilhão.

O Norte Conectado é um dos maiores projetos de conectividade com baixo impacto ambiental do mundo, uma vez que, sem provocar desmatamento, o leito dos rios é utilizado para levar sinal de Internet à população, atendimento às instituições de ensino e reforçar as políticas públicas de educação, saúde, segurança, defesa e judiciário. A implantação do cabo de fibra óptica nos rios só tem início após aprovação do Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.

Além de liderar a construção de seis infovias, a EAF, instituição não governamental e sem fins lucrativos, é responsável por apoiar a população durante a migração do sinal dos canais abertos de TV das parabólicas tradicionais (Banda C) para as parabólicas digitais (Banda Ku). A entidade é formada pelas operadoras Claro, TIM e Vivo, que foram as vencedoras dos blocos nacionais do leilão do 5G com as licenças da faixa 3,5 GHz.



Mais Notícias RTI



Governo de Minas Gerais atrai R$ 23 milhões para data center em Varginha

Empresa de tecnologia Sourei vai ampliar sua operação com nova estrutura modular.

11/08/2025


Banpará avança na construção de novo data center

Equipamento deve ser entregue ainda este ano.

11/08/2025


Anatel aprova novas regras para certificação de produtos

Marketplaces, equipamentos recondicionados e data centers entram no radar regulatório.

11/08/2025