A TD Synnex no Brasil anunciou que sua parceira Nereidas IT Services, com sede em Volta Redonda, RJ, está desenvolvendo um projeto para conectar, até o fim do ano que vem, 400 lojas da CASA&VIDEO no Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. A opção foi pela rede SD-WAN, da Cisco Meraki, complementada por equipamentos MX, também da família Meraki, para oferecer Wi-Fi aos clientes.

Hoje com 226 lojas já conectadas, a nova tecnologia mostrou que simplifica o ambiente, proporcionando ao mesmo tempo redução de custos, melhores conexões, mais segurança e integração de novos serviços, com reflexos diretos sobre os negócios da empresa.

Em acelerado crescimento, a CASA&VIDEO possuía 200 lojas no início de 2022, projetando chegar a 400 até o final de 2023. De acordo com o diretor de Tecnologia Pedro Pontes, esse crescimento exigia a modernização da rede, “para trazer flexibilidade à expansão a empresa, com implementação de novos serviços, mais segurança e redução de custo na operação”.

Jonatas Marques de Souza, CEO da Nereidas IT Services, resume: “a rede, já sobrecarregada, exigia cada vez mais banda para manter conexões; a execução das aplicações existentes já se encontrava prejudicada, e era impossível acrescentar novas – como a hoje imprescindível oferta de Wi-Fi para os clientes. Era preciso também incrementar a segurança de rede e possibilitar ao setor de prevenção de perdas o monitoramento simultâneo das câmeras instaladas em todas as lojas”.

A solução veio com a implementação da rede SD-WAN (rede remota definida por software) Cisco Meraki MX, e Wi-Fi assegurado para todos os clientes das lojas CASA&VIDEO pelos equipamentos Meraki MR. 

Um benefício notável é a redução de custos de manutenção: uma economia de 30% entre 2021 e 2022, projetada mais 37% até o final de 2023. De acordo com Pedro Pontes: “a economia está sendo drástica em itens como comunicações e manutenção. Isso sem contar as vantagens que obtivemos ao solucionar a questão da indisponibilidade da rede nas lojas, que hoje é bastante baixa por conta da tecnologia e por conta dos links de backup que temos instalados”.

A segurança também foi um ganho inquestionável, seja em termos da segurança física, pela monitoração de câmeras nas lojas, seja em termos da segurança da informação, com a criptografia de dados.



Mais Notícias RTI



Tecto anuncia investimento de R$ 200 milhões em novo data center em Porto Alegre

Centro de dados será conectado ao cabo submarino da V.tal.

26/01/2026


Soluções contra DDoS estimulam crescimento recorde da NSFOCUS no Brasil e América Latina

Brasil, Chile, Colômbia e Peru despontam em maturidade cibernética.

26/01/2026


Ceará aposta em inteligência artificial para modernizar serviços públicos em 2026

Iniciativa da Etice prevê portfólio estadual de soluções de IA e reforço da infraestrutura de data centers do governo.

26/01/2026