A ampla extensão territorial do Brasil dificulta o acesso a informações nas localidades remotas, em especial no Norte e Nordeste. Para os provedores de Internet, empreendedores conhecidos pela capacidade de desbravar o país para levar inclusão digital à população, a carência de conhecimentos técnicos para implantar suas redes com segurança é ainda maior, uma vez que estão longe dos fornecedores de equipamentos, dos eventos de networking, das universidades e dos centros de treinamento.

Mas a iniciativa de um profissional do setor está ajudando a suprir essa lacuna. Com quase 20 anos de experiência como gerente de redes física e lógica em provedores de Internet e fabricantes, Renato Salomão de Oliveira, de Ariquemes, RO, vem disseminando informações a um universo cada vez maior de pessoas por meio de grupos no Facebook. Dessa forma, compartilha informações que podem ajudar os colegas a resolver problemas, tirar dúvidas e reduzir custos de operação.

Especialistas de alto nível de conhecimento técnico foram convidados a postar conteúdos atuais e de utilidade para os provedores, que podem acessar e interagir de graça”, diz. Com o sucesso da iniciativa, logo foram criados outros grupos para direcionar os interesses dos participantes. Hoje são 11 grupos que reúnem mais de 82 mil membros, a maioria proprietários, gestores e gerentes de provedores. “Esperamos atingir 100 mil em breve”, afirma Salomão. A visibilidade também atraiu a atenção de fabricantes e empresas do setor, que o convidaram a conhecer suas instalações e realizar diversas visitas técnicas, como é o caso do data center da Century Link em Fortaleza, CE, e das fábricas da Multilaser em Extrema, MG, Datacom em Porto Alegre, RS, e Fibracem e Mundo ISP em Curitiba, PR, entre outras. As experiências e novidades apresentadas nas visitas também foram compartilhadas nos grupos.

Com foco em redes lógicas e físicas de telecomunicações, planejamento estratégico e desenvolvimento de soluções, os grupos foram segmentados em temas específicos e assim direcionar as discussões: facebook.com/groups/FTTH.Fornecedores; /redecompleta; /TelecomunicacoesBR; /provedoresetelecom; /provedoresbrasil; /Mikrotik.RouterOS.Brasil; /Huawei.Provedores; /unm2000fiberhome; /usadostelecom; e /VagasEmProvedor. Para participar, basta enviar a solicitação ao administrador, que fará a aprovação do membro.

Os grupos também têm espaço para divulgação de produtos de telecom pelos fabricantes e distribuidores de tecnologia.



Mais Notícias RTI



Intelbras anuncia aquisição da catarinense Khomp

Empresa está investindo R$ 460 milhões para acelerar expansão nos próximos 18 meses.

12/04/2021


Link Cariri quer formar times de mulheres para instalação de fibra em campo

Serviços incluem suporte técnico e fusão de fibra.

12/04/2021


Lumiun desenvolve filtro de DNS para provedor em modelo SVA

Provedor pode oferecer ao assinante controle de acesso à Internet com benefícios fiscais.

12/04/2021