A Telebras comunicou que os testes para a certificação Tier IV do data center do COPE-P – Centro de Operações Espaciais Principais, em Brasília, DF, foram concluídos.
Construído pela estatal e operado em parceria com o Ministério da Defesa, o COPE-P é um conjunto de edificações que servirá para operar e monitorar os satélites do Programa Espacial Brasileiro e o SGDC – Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas. O SGDC viabiliza comunicações militares em banda X e atende às políticas públicas de telecomunicações em banda Ka, com alta velocidade e em todo o território nacional.

A certificação Tier IV, concedida pelo Uptime Institute, é uma das mais elevadas no que tange à operação de data centers. Ela atesta que o complexo possui sistemas de alta disponibilidade, sendo dotado de redundância em todos os seus sistemas de infraestrutura crítica envolvendo energia, climatização, segurança e conectividade.
Um dos requisitos para a obtenção da outorga é que o site funcione por 99,9997% do tempo, onde é aceitável que o site fique inoperante por apenas seis minutos ao ano. O Uptime Institute realizou visitas periódicas durante toda a execução da obra. A emissão do certificado deve ser feita até o final de julho.

 



Mais Notícias RTI



Expansão de data centers pressiona rede elétrica e exige reforços na transmissão

Há 13,4 GW em pedidos no MME para conexão até 2038 na transmissão e 1,7 GW na distribuição em São Paulo.

01/07/2025


Anlix fecha parceria com a Vero para ampliar monitoramento e gestão de rede

Colaboração prevê a adoção de tecnologias de análise e automação da Anlix para aprimorar a gestão da experiência dos clientes da operadora.

01/07/2025


Ávato, Venko e Nokia conectam operação remota da Salinas Gold com solução de LTE privado

Mina está localizada em uma região de difícil acesso e sem sinal de operadoras móveis.

01/07/2025