No dia 29 de novembro ocorre a inauguração da rede local do Programa Redes Metropolitanas Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep) para Blumenau, SC, e região. A Redecomep é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, coordenada pela RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, que tem por objetivo principal promover a implantação de redes comunitárias de fibra óptica de alta velocidade em regiões metropolitanas, conectadas por POPs - Pontos de Presença da RNP. Atualmente, já são 43 redes em operação. Entre os requisitos para que a cidade e região tenham uma rede, está a presença de duas ou mais instituições federais de ensino e pesquisa.

A Redecomep de Blumenau faz parte do programa Pontos de Agregação da Rede Acadêmica Catarinense (PARC), uma cooperação entre a RNP e a FAPESC - Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação da Santa Catarina, que busca fomentar a criação de conexões entre instituições em municípios no interior do estado. Por isso, a rede vai se chamar PARC Blumenau.

No total, mais de 555 instituições consorciadas no Brasil já utilizam a Redecomep, que conta com 44 redes ópticas. A cobertura total já ultrapassou a marca de 3,7 mil km de fibra óptica em todo o país, garantindo ainda um acesso às redes nacional e mundial de pesquisa, por meio de conexões de alto desempenho nas cidades beneficiadas. As redes estão presentes nas 27 capitais e em 20 municípios do interior.

Nas capitais, as Redecomeps estão ligadas diretamente aos PPPs e, no interior, são constituídos Pontos de Agregação (PoAs) para conexão da Redecomep ao PoP, na capital. Em Blumenau, são três pontos de agregação da Redecomep, instalados na FURB, IFC Reitoria e UFSC Unidade Acadêmica.

Neste primeiro momento o PARC Blumenau interliga a FURB - Universidade de Blumenau, Secretaria Municipal de Educação, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina; IFC - Instituto Federal Catarinense; IFSC -  Instituto Federal de Santa Catarina; Instituto Gene e Centro de Inovação Blumenau. No total, são 11 sites interligados, das seis instituições parceiras (FURB, UFSC, IFC, IFSC, CIB e Prefeitura de Blumenau).

Essa rede atende Blumenau e Gaspar e é uma parceria entre RNP, FAPESC, FURB e Prefeitura de Blumenau. “Tendo conhecimento da grande capilaridade da rede da prefeitura de Blumenau, por intermédio da FURB, a equipe da RNP em Santa Catarina realizou reuniões para buscar essa parceria a fim de interconectar as universidades e centros de pesquisa da região. Além disso, para viabilizar redundância e conexão de unidades, foi realizada uma chamada pública para construção conjunta. A operadora ALT - Acessoline Telecomunicações foi a vencedora e ainda permutou com a RNP um trecho de sua rede para conexão de Blumenau até Gaspar”, explica o coordenador geral do Ponto de Presença da RNP em Santa Catarina (PoP-SC), Edison Melo.

Ainda em construção, até agora foram utilizados na rede aproximadamente 53,25 quilômetros de cabos cedidos pela PMB/FURB e mais 14,5 quilômetros foram construídos. Adicionalmente, 3,7 quilômetros de cabos de fibra óptica foram obtidos por meio de permuta. Com mais de 144 km de fibras ópticas, a velocidade de transferência de dados entre as unidades conectadas é da ordem de 10 Gbit/s e a conexão do PARC Blumenau ao PoP-SC/RNP em Florianópolis é de 3,5 Gbit/s.



Mais Notícias RTI



Airsys aposta em IA e liquid cooling para atender data centers na América Latina

À frente das operações, Marcio Kenji assume a vice-presidência da companhia para a região.

26/05/2026


Panduit amplia presença no Brasil e mira avanço em data centers e enterprise

Empresa vem recebendo investimentos para ampliação da capilaridade comercial e fortalecimento do ecossistema de canais.

25/05/2026


FiberShare: o primeiro software de gestão de redes neutras da América Latina chega ao mercado brasileiro

Software de gestão de redes neutras estrutura o compartilhamento de infraestrutura FTTx entre provedores, transformando capacidade ociosa em receita recorrente.

26/05/2026