A pesquisa 5G Managed Security Survey 2022, feita pela Nokia e pela consultoria GlobalData Plc, alerta que as operadoras de telecomunicações, em todo o mundo, afirmam precisar melhorar os recursos de segurança das redes 5G, à medida que as violações cibernéticas aumentam.

Segundo a pesquisa, 56% das operadoras de telecomunicações afirmam que necessitam melhorar suas capacidades contra ataques específicos nas redes de telecomunicações, enquanto 68% disseram que precisam aprimorar suas defesas contra ameaças de ransomware.

As operadoras pesquisadas disseram acreditar que as implantações de 5G Standalone (SA) podem aumentar as vulnerabilidades de segurança, conforme abrem e conectam cada vez mais ativos de missão crítica às suas redes.

Cerca de três quartos das operadoras disseram que suas redes sofreram até seis violações de segurança no ano passado, tendo tido por consequências responsabilidade regulatória, fraude e perdas financeiras, além da desativação de serviços.

As operadoras disseram, ainda, que as equipes de segurança gastam muito tempo em tarefas manuais que deveriam ser automatizadas e expressaram pouca confiança nas ferramentas de segurança de software que atualmente usam, afirmando que são fragmentadas e muito lentas em prevenir e interromper as ameaças antes de se materializarem.

“As mudanças que estão ocorrendo no ecossistema 5G estão trazendo novas dimensões para o cenário de ameaças às redes e oportunidades para atores mal-intencionados aproveitarem as vulnerabilidades. As descobertas de nossa pesquisa reforçam a necessidade crítica, por parte das empresas, de aumentarem sua proteção cibernética e repensar ferramentas e processos utilizados para transformar e fortalecer seus soluções de segurança”, diz Vishal Sahay, diretor de serviços gerenciados de segurança, nuvem e cognitivos da Nokia.

O estudo completo pode ser acessado pelo link: https://nokia.ly/3tXq4Ah.



Mais Notícias RTI



Porto de Imbituba inaugura data center de R$ 8,5 milhões com padrão Tier 3

Nova estrutura tecnológica amplia a segurança cibernética e a eficiência operacional.

08/07/2025


Governo Federal prorroga consulta pública para criação da Política Nacional de Cabos Submarinos

Contribuições podem ser enviadas até 11 de agosto na plataforma Participa + Brasil.

08/07/2025


RNP abre chamada em busca de instituições para fase 3 do OpenRAN@Brasil

As propostas podem ser enviadas até 27 de julho.

08/07/2025