A Dell Technologies e o Inatel - Instituto Nacional de Telecomunicações se uniram, no âmbito da Lei 8248, de 1991, para promover um projeto de pesquisa & desenvolvimento com objetivo de construir, analisar e desenvolver ferramentas e inovações tecnológicas que possam ser utilizadas para aprimorar a rede de acesso de rádio aberta (Open RAN) em 5G.

O propósito do projeto, que teve início em junho deste ano, é desenvolver e implementar soluções de IA – Inteligência Artificial e machine learning, especificamente sobre a tecnologia RAN Intelligent Controller (RIC). A intenção é criar e executar aplicações conhecidas como xApps para automatizar o controle e otimizar a eficiência da rede de acesso móvel aberta com base em dados e algoritmos.

Com a implantação do 5G em andamento no país e a utilização de tecnologias que ainda estão em estágio embrionário, a Dell Technologies busca com o apoio do Inatel adquirir conhecimento e expertise no desenvolvimento de soluções para o Open RAN. Esse tem sido um dos focos principais das operadoras de serviços móveis devido à sua abordagem de desagregação de funções de hardware e software e com interfaces abertas, garantindo a interoperabilidade entre fabricantes de infraestrutura para telecomunicações e a inovação contínua.

De acordo com Gerson Freire, diretor de arquitetura para enterprise da Dell Technologies no Brasil, o projeto visa promover conhecimento e gerar protótipos para Open RAN que possam servir de referência para o mercado de telecomunicações. “Nós queremos ajudar a fomentar a adoção da tecnologia no Brasil. Entendemos que há muito potencial em sua utilização por parte das operadoras de serviços móveis, sendo que a aplicação de técnicas de inteligência artificial na rede de acesso pode trazer grandes benefícios em termos de automação das operações e consequente melhoria da experiência para o cliente final”, afirma.

“O projeto é de extrema importância para que possamos fomentar o Open RAN no Brasil, pois estamos construindo em parceria com a Dell um alicerce de conhecimento que possibilitará ir além da pesquisa aplicada, ou seja, desenvolver soluções voltadas para Open RAN, bem como aplicações xApps para RIC”, explica Gleyson Santos, especialista em desenvolvimento de negócios do Inatel.

O projeto compreende a participação de pesquisadores da comunidade acadêmica do Inatel, bem como de especialistas da equipe técnica, que atuam em desenvolvimento e interação com o time da Dell Technologies. Além dos estudos, estão previstos testes e experimentação de soluções e o desenvolvimento de uma prova de conceito de uma aplicação xApp RIC para redes OpenRAN. A previsão é que o projeto seja concluído até março de 2023.



Mais Notícias RTI



Solução permite identificar rompimentos de fibra óptica com mais rapidez

Tempo de investigação leva poucos segundos.

03/05/2024


ABNT publica nova norma de POLAN - redes ópticas passivas para redes locais

Documento refere-se à parte 5 da norma de cabeamento estruturado.

03/05/2024


Park Place adquire os serviços de manutenção multivendor da Unitech

Novo negócio forma um dos maiores provedores de serviço no segmento de data centers no Brasil.

03/05/2024