O Inatel e a Universidade Nacional Yang Ming Chiao Tung (NYCU), referência em estudos na área de Comunicações Móveis em Taiwan, firmaram um acordo de cooperação internacional para desenvolvimento de pesquisas em 6G. A cerimônia de assinatura do memorando foi realizada de forma online no dia 21 de outubro.

A cooperação prevê a pesquisa e desenvolvimento de tecnologias em 6G e em áreas correlatas, redes abertas e desagregadas, rádio e redes cognitivas, inteligência artificial e IoT - Internet das Coisas. A parceria engloba ainda estudos sobre o impacto das tecnologias de comunicação de última geração no desenvolvimento social.

Para o presidente da NYCU, Lin Qihong, a cooperação irá demonstrar a força de Taiwan em comunicações móveis 6G, impulsionando assim a influência da indústria internacional e da academia. Segundo ele, após a assinatura do memorando, a universidade aprofundará a cooperação transnacional com as principais instituições de pesquisa do Brasil.

Para o diretor do Inatel, professor Carlos Nazareth Motta Marins, a assinatura do acordo é um grande marco e uma grande oportunidade de avanço para ambas as instituições e para as empresas do Brasil e de Taiwan. “As duas instituições são sinérgicas e complementares, com competências muito bem estabelecidas nas áreas de Ciências Médicas, Eletrônica, Telecomunicações e Tecnologias da Informação e Comunicação. As pesquisas que se iniciam com o desenvolvimento da tecnologia 6G darão a possibilidade de avançarmos no futuro em diferentes frentes do conhecimento que serão cada vez mais impactadas pela fusão dos mundos físico, biológico e digital. Será uma grande oportunidade para o desenvolvimento de toda a equipe de colaboradores do Inatel, dos alunos e professores”, declarou.

A parceria teve início após aproximação da instituição com o Escritório Econômico e Cultural de Taipei em Brasília, DF, para o qual o gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Inatel, Henry Rodrigues, apresentou todas as iniciativas, projetos e pesquisas desenvolvidos pela instituição. 
 



Mais Notícias RTI



Rio Grande do Sul consolida cinturão tecnológico com R$ 7 bilhões em projetos

Entre os destaques está a Tellescom, que prevê R$ 1 bilhão em quatro novas plantas de encapsulamento de chips em Cachoeirinha até 2029.

27/10/2025


BWS IoT inaugura nova fábrica em MG e expande produção de dispositivos

Empresa amplia capacidade industrial e prevê crescimento anual de 25% na produção de soluções IoT.

27/10/2025


Ampernet amplia rede óptica com tecnologia da Padtec

Provedor paranaense investe em equipamentos DWDM e amplia rotas até o Mato Grosso do Sul e fronteiras com Paraguai e Argentina.

27/10/2025