A Nokia e o Senai-SP anunciaram uma parceria para incluir o Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) com Ênfase em Conectividade do Senai-SP, na capital paulista, em um ambiente de testes com equipamentos das tecnologias móveis 5G.

O TIC funcionará como um laboratório de pesquisa e desenvolvimento para aplicações industriais de redes móveis e um espaço demonstração da tecnologia, expondo casos de usos construídos para redes 5G. Ele ainda será usado como um Hub de conectividade, interligando diferentes unidades do Senai-SP, que representam as diversas verticais da indústria, como o agro, manufatura, alimentos, mobilidade, serviços públicos e saúde.

A rede 5G do Núcleo entrará em operação no início de 2023 e será direcionada para os diferentes segmentos da indústria, contribuindo de forma efetiva na jornada de transformação digital do setor, tornando-o mais produtivo e competitivo. Além disso, será um espaço de aprendizado para estudantes de diferentes unidades e níveis, do técnico à pós-graduação.

A solução usada para a criação do Hub 5G é o Nokia MX Industrial Edge, que combina aplicações e computação escalável, rede com ou sem fio, aplicativos industriais de um clique e gerenciamento automatizado em uma plataforma de tecnologia operacional local e unificada que atua na frequência de 3,5 GHz.

“A conectividade é fundamental na transformação digital das indústrias. Nesse sentido, o Senai-SP, em parceria com a Nokia, investe fortemente nesta temática, incluindo a tecnologia 5G. Esta parceria tem como objetivo estruturar laboratórios abertos para desenvolvimento de pesquisa e inovação em aplicações industriais de redes móveis. Ao mesmo tempo, tem a missão de difundir essa tecnologia através da educação para a indústria e a sociedade”, finaliza Daniel Motta, gerente de inovação e tecnologia do Senai-SP.



Mais Notícias RTI




Metrum amplia atuação em missão crítica e mira expansão em data centers

Empresa traz expertise em soluções de energia.

12/12/2025


Altarede e K2 Telecom anunciam fusão

União entre Altarede e K2 Telecom dá origem à Avança Participações, com backbone de 60 mil km e foco em expansão de serviços digitais no Sudeste.

16/12/2025