A fabricante de colchões Ortobom, com 12 plantas fabris em território nacional, precisava de soluções tecnológicas que acompanhassem a escalada de crescimento dos negócios.

“Nosso principal sistema é o ERP, que é utilizado em toda a empresa e rodava na versão padrão do banco de dados da Oracle. Como fomos crescendo ao longo dos anos, precisávamos de uma infraestrutura que alavancasse nossas operações, pois o on premises não era mais suficiente”, conta Cesar Dupim (foto), gerente de TI na Ortobom. Com a mudança de cultura focada em uma transformação digital, a necessidade era ter melhorias em tecnologia.

Com isso, a empresa decidiu investir em um banco de dados mais robusto com disaster recovery e ambiente em nuvem em 2021: a Oracle Cloud Infrastructure (OCI). Além de ter tecnologia em todas as plantas da empresa, a nuvem elimina custos com hardware e atualizações constantes, uma vez que a escalabilidade da cloud permite estar sempre atualizado com os pacotes de segurança e desempenhar cargas de trabalho de acordo com a demanda.

“Assim que implantamos as soluções, percebemos logo alguns ganhos, tais como a diminuição da latência, disponibilidade, segurança e redução de custos em cerca de 60% com a OCI”, cita Dupim. Outros ganhos que a companhia teve inclui o de tempo de administração do banco, permitindo que a equipe de TI pense mais em estratégias do negócio, além de ampliar a prática do home office, uma vez que não há mais problemas com servidor físico na Ortobom.



Mais Notícias RTI



Energy Sites aposta em produção nacional para expansão de redes móveis

Empresa mira 5% do mercado de infraestrutura de telecom com sites, torres e monitoramento 24/7.

24/11/2025


Tarifa antidumping pode elevar o custo da fibra óptica importada da China em mais de 400%

Levantamento é da Aspro, associação de provedores do Distrito Federal, que divulgou comunicado sobre o assunto.

25/11/2025