A fabricante de colchões Ortobom, com 12 plantas fabris em território nacional, precisava de soluções tecnológicas que acompanhassem a escalada de crescimento dos negócios.
“Nosso principal sistema é o ERP, que é utilizado em toda a empresa e rodava na versão padrão do banco de dados da Oracle. Como fomos crescendo ao longo dos anos, precisávamos de uma infraestrutura que alavancasse nossas operações, pois o on premises não era mais suficiente”, conta Cesar Dupim (foto), gerente de TI na Ortobom. Com a mudança de cultura focada em uma transformação digital, a necessidade era ter melhorias em tecnologia.
Com isso, a empresa decidiu investir em um banco de dados mais robusto com disaster recovery e ambiente em nuvem em 2021: a Oracle Cloud Infrastructure (OCI). Além de ter tecnologia em todas as plantas da empresa, a nuvem elimina custos com hardware e atualizações constantes, uma vez que a escalabilidade da cloud permite estar sempre atualizado com os pacotes de segurança e desempenhar cargas de trabalho de acordo com a demanda.
“Assim que implantamos as soluções, percebemos logo alguns ganhos, tais como a diminuição da latência, disponibilidade, segurança e redução de custos em cerca de 60% com a OCI”, cita Dupim. Outros ganhos que a companhia teve inclui o de tempo de administração do banco, permitindo que a equipe de TI pense mais em estratégias do negócio, além de ampliar a prática do home office, uma vez que não há mais problemas com servidor físico na Ortobom.
Mais Notícias RTI
Testes no campus Tamboré da Scala comprovaram a redução de latência em cerca de 32%.
11/11/2025
Empresa nacional reforça credibilidade ao seguir normas rigorosas de resistência ao fogo, proteção e estanqueidade.
11/11/2025
Sistemas descentralizados oferecem alta resiliência e eficiência energética para lidar com picos de demanda das cargas com GPU.
11/11/2025